Asian LMS–OAK Racing vence em Fuji

A OAK Racing venceu neste Domingo (31) a etapa de Fuji do Asian LMS. Com uma condução precisa Ho-ping Tung, David Cheng e Keiko Ihara  garantiram a segunda vitória para o time nesta temporada.

Mesmo com uma condução tranquila o susto para a equipe se deu por conta de um acidente sofrido por Ihara que acabou levando o #1 para os boxes para reparos. Voltando duas voltas atrás do único competidor direto, o Orena #27 da Eurasia Motorsports. A desvantagem foi diminuindo com Cheng o volante em cima do piloto da Eurasia, Pu Jun Jin.

Na segunda parte da corrida Tung imprimiu um ritmo forte descontando quase 10 segundos por volta de John Hartshorne, assumindo a liderança faltando menos de 45 minutos para o fim da prova. O golpe final para a Eurásia foi um stop and go de 40 segundos, impossibilitando uma direta recuperação. Como resultado o #1 chegou com uma volta de vantagem sobre o #27.

“Por causa de problemas de Keiko com o carro, tivemos que mudar nossa estratégia, porque os pneus foram danificados”,explicou Tung. “Para mim, foi basicamente foi trazer o carro para casa em um ritmo consistente, o que eu consegui fazer, eu acho. O carro não estava 100% perfeito,devido ao acidente e tive que administrar os pneus, mas acho que a equipe fez uma bom recomeço, mostrando que nunca devemos desistir.”

Em terceiro no geral chegou o #91 da equipe AAI com o BMZ Z4 pilotado por San Chen, Tatsuya Tanigawa e Carlo van Dam, seguido pelo Nissan GTR #92, também da AAI com Morris Chen, Ryohei Sakaguchi e Marco Seefried. O melhor protótipo CN chegou em 5º. O #77 da Craft-Bamboo Racing. Apenas um dos Lamborghini Gallardo, que participaram dos treinos oficiais participou da prova. Em termos de abandono o único foi o #90, Mercedes SLS AMG da equipe AAI.

A próxima etapa será entre os dias 10 e 11 de Outubro no circuito de Shanghai.

Resultados completos.

Asian LMS–Eurasia Motorsport marca a pole em Fuji

 

Richard Bradley conquistou sua primeira pole na Asian Le Mans Series, neste sábado (30) para as 3 hora de Fuji. Pilotando o #27 da Eurasia Motorsprot marcou 1:34.495, superando por míseros 0,010 segundos o Morgan #1 da equipe OAK Racing, pilotado por Ho-Pin Tung.

Na classe CN o Ligier #77 da Craft-Bamboo Racing pelas mãos de Mathias Beche, marcou 1:40.124, seguido pelo Wolf #21 do Tem Avelon com 1:43.440.

Entre os carros da classe GT que tem apena 3 inscritos, todos da equipe Team AAI, a melhor posição ficou com o Mercedes #90 pilotado por Yu Lam com 1:40.026, seguido pelo #91 BMZ Z4 e #92 Nissan GTR com 1:40.812 e 1:40.872 respectivamente.

Com apenas 2 carros sendo eles Lamborghini Gallardo da equipe The Emperor Racing na classe GT-AM, o melhor tempo acabou com Jiang Xin com 1:42.6178.

Tempos completos.

Definida data para os testes oficiais do WEC para 2015

A direção do WEC divulgou nesta sexta (29) a data para os testes oficiais da modalidade em 2015. Marcados para os dias 27 e 28 de Março o “Prologue” volta a ocorrer no circuito de Paul Ricard na França.

Mesmo com a data do teste oficial definida, nada se falou da divulgação do calendário para o próximo ano. Também é esperado para os testes em março a primeira aparição do Nissan GT-R NISMO LM.

Asian LMS Fuji–7 carros na lista prévia

 

A Asian LMS divulgou nesta Segunda (25) a lista de inscritos para a próxima etapa do campeonato no dia 31 de Agosto no circuito de Fuji no Japão.

Ao todo 7 carros estarão na disputa. Na classe LMP2 a equipe OAK Racing dos pilotos David Cheng e Ho-Ping Tung e Kaiko Ihara. O outro carro será o Oreca #27 da Eurasia Motorsports com John Hartshorne e Richard Brandley.

Na classe CN também conta com dois carros o Wolf GB08 do Tema Avelon Formula e o Ligier da equipe Craft-Bamboo Racing. Curiosamente na classe GT os três carros serão da mesma equipe a AAI-RSTRDA, com Marcedes, BMW e o Nissan GTR. Abaixo a lista completa.

LMP2 CAR     DRIVER 1 DRIVER 2 DRIVER 3
1 OAK RACING-TEAM TOTAL MORGAN JUDD David Cheng Ho-Ping Tung Keiko Ihara
27 EURASIA MOTORSPORT LMP2 Oreca Nissan PU Jun Jin John Hartshorne Richard Bradley
CN CAR     DRIVER 1 DRIVER 2 DRIVER 3
21 Team Avelon Formula WOLF GB08 Denis Lian James Mitchell T.B.C.
77 CRAFT-BAMBOO RACING LIGIER Samson Chan Mathias Beche Kevin Tse
GT CAR     DRIVER 1 DRIVER 2 DRIVER 3
90 AAI-RSTRDA MERCEDES-BENZ SLS AMG GT3 Yu Lam Tsuchiya Takeshi Takamitsu Matsui
91 AAI-RSTRDA BMW Z4 JunSan Chen Tatsuya Tanigawa Carlo van Dam
92 AAI-RSTRDA NISSAN GTR Hanchen Chen Ryohei Sakaguchi Marco Seefried

Novo Lamborghini Huracan pode estrear no TUSC em 2015

A versão GT3 do novo Lamborghini Huracan deve fazer sua estreia no Blancpain Endurance Series, está sendo cogitado para participar da classe GTD no TUSC.

A partir de 2016 o regulamento que rege a classe será o mesmo da FIAGT3 Europeia, abrindo a porta para novos modelos, sem a necessidade de alterações específicas para o certame Americano. Durante a etapa de Virgínia o piloto de testes da marca Giorgio Sanna revelou ao site sportcar365 o interesse de vários cliente sobre o novo modelo.

“Como todos sabem, a classe GTD vai estar aceitando carros FIAGT3 em 2016 e estamos muito felizes com isso”, disse Sanna ao Sportscar365. “Temos alguns pedidos para a classe GT Daytona para o próximo ano. Assim, poderia ser possível que você vai ver alguns Huracans ainda em 2015. “

O novo carro deve ter o lançamento oficial nas próximas semanas. Está sendo desenvolvido pela Squadra Corse e construído pela Dallara. Mesmo com os pedidos em andamento o carro só deve estrear no meio do ano que vem.

“Daytona é muito cedo porque não somos capazes de produzir os carros até lá”, disse ele. “No próximo ano, vamos ver alguns carros no TUSC, provavelmente seria na segunda parte da temporada, ou após as longas corridas de endurance. Se isso acontecer, também seria uma boa oportunidade para que possamos ganhar experiência nesta série.”

O novo carro terá primeiramente uma versão “Super Trofeo”, equipada com um V10 de injeção direta e 620 CV, o sistema de cambio é sequencial Xtrac, controlado pelo software Motec.

“Nós introduzimos uma série de características técnicas que dá ao carro um alto nível de desempenho”, disse Sanna. “Para nós, o novo Super Trofeo é ser uma pequena downgrade  da versão GT3. É o carro ideal para jovens pilotos e  gentleman drives a guiarem um carro muito semelhante a um  GT3, mesmo em termos de desempenho. Eu realmente acredito que o novo Huracan Super Trofeo será a referência nos próximos anos.”

Rizi Competizione vence na Virginia

 Giancarlo Fisichella com uma pilotagem agressiva garantiu mais uma vitória para a Ferrari #62 da equipe Rizi Competizine, neste Domingo no sinuoso traçado de Virgina.

A disputa durou até as últimas voltas com o “físico”, superando Wolf Henzler que pilotava o Porsche #17 da equipe Falken Tires. A disputa teve vários momentos no melhor estilo “side by side” culminando com a segunda vitória consecutiva da Ferrari #62. Todo o trabalho de Fisichella e seu companheiro Pierre Kaffer, quase foi por terra, por conta de uma parada não programada para a limpeza do radiador.

Já Wolf Henzler e Bryan Sellers com o segundo lugar, marcam o primeiro pódio do ano. Em terceiro e quarto as duas BMW #56 e #55 respectivamente. Fechando os cinco primeiros, o Viper #93 de Jonathan Bomarito e Kuno Wittmer, que tiveram dificuldades durante toda a prova.

O outro carro da equipe o #91, chegou em sexto, na frente dos líderes do campeonato, o Corvette #3 de Antonio Garcia e Jordan Taylor, que foi substituido por Jan Magnussen após o acidente no sábado.

Na classe GTD a Turner Motorsports com o BMW #94 fatura a quarta vitória na temporada com Dane Cameron e Markus Palttala. Em segundo a Ferrari #63 da Scuderia Corsa com Alessandro Balzan e e Dane Cameron, e fechando pódio a Porsche #97 da Dempsey Racing conquista o primeiro pódio da temporada com Andrew Davis e Patrick Dempsey.

Na quarta colocação o Audi R8 LMS da Paul Miller Racing com Bryce Miller e Christopher Haase. Em quinto o Porsche #22 da Alex Job Racing com Cooper McNeil e Leh Keen.

Classificação final.

8Star vence segunda corrida em Virgínia

 Luiz Diaz venceu a segunda corrida da classe PC neste Domingo (24), em Virgínia. Diaz conseguiu segurar as investidas do #54 da Core Autosport com Jon Bennett ao volante que acabou em segundo.

O vencedor poderia ter sido o carro #09 do brasileiro Bruno Junqueira, porém não conseguiu completar a prova. Em terceiro o #8 da equipe StarWorks Motorsports com Renger Van der Zande e Mirco Schultis. Com o resultado a Core ainda é a líder entre as equipes e seus pilotos Jon Bennett e Colin Braun lideram com 224 pontos cada. Em segundo vem o dois pilotos da StarWorks, Renger der Zande com 189 e Martin Fuentes com 183.

A próxima etapa será em Austin no dia 20 de Setembro, mesmo final de semana do WEC.

Resultado da segunda corrida.

Pontuação das 2 baterias.

Em primeira corrida na Virginia 8Star vence de forma dominante

Com duas baterias neste final de semana, a etapa de Virgina do TUSC conta apenas com os carros da classe PC, GTLM e GTD. Na primeira corrida de 45 minutos a vitória ficou com o #25 da equipe 8Star.

O pole Sean Rayhall, conseguiu manter a posição na largada em cima de Frankie Montecalvo com o carro da PR1/Mathiasen Motorsports.  Ainda na briga pela liderança o segundo lugar acabou com o #09 da equipe RSR Racing, com Dunca Ende não tendo condições de brigar pela primeira posição com o #25.

Porém faltando menos de 7 minutos para o fim da primeira bateria o #9 diminuiu a diferença para o ponteiro para pouco mais de 5.5 segundos, o que não foi suficiente para dar a vitória para a equipe 8Star. Completando o pódio o #38 da Performance Tech com JAmes France ao volante. Em quarto e quinto ficaram  a JDC Motorsprots e a Starworks Motorsports respectivamente.

As classes GTLM e GDT tiveram neste sábado (23) o treino classificatório para a etapa de amanha. Na classe GTLM a pole ficou com a Ferrari #62 da equipe Rizi Competizione que pelas mãos de Pierre Kaffer marcou 1:43.797. Na classe GTD a primeira posição ficou com o Aston Martin #007 da equipe TRG com James Davidson ao volante marcando 1:47.660.

O treino ficou marcado pelo grave acidente sofrido pelo piloto da Porsche Richard Lietz que foi atingido pelo Corvette #3 de Jan Magnussen, que perdeu o controle depois passar por cima de óleo que estava na pista.

Lietz foi levado para um dos hospitais da região aonde foi constatado uma fratura no brado direito. O piloto já embarcou para a Áustria sua terra natal aonde vai passar por cirurgia.

“Eu tive duas boas voltas e estava tudo normal”, disse Lietz. “Eu acabai indo para o lado sujo da pista e bati na barreira de pneus, logo depois que eu parei, o Corvette veio e me acertou. Isso causou a lesão. O hospital cuidou muito bem de mim aqui em Danville e agora vou voar para casa e fazer uma cirurgia na Áustria. Espero o melhor para a equipe, e eu estarei acompanhando tudo”. Disse.

O carro sofreu graves danos e até o momento a Porsche não se pronunciou oficialmente se vai competir com 2 911 amanha. É sabido que a equipe já está fazendo os reparos necessários para tentar por o carro na corrida.

Resultado corrida PC.

Resultado treino classificatório GTLM / GTD.

Para Lotterer carro da F1 é mais lento que seu Audi LMP1

Nos primeiros ensaios para o GP da Bélgica, André Lotterer afirmou que o Caterham no qual vai realizar seu primeiro GP é nitidamente mais lento que o Audi R18 no qual compete em Le Mans e no Mundial de Endurance.

Mesmo o carro da Caterham sendo um dos carros mais lentos do grid, o tipo de impressão passada por Lotterer, não era o que os dirigentes da F1 gostariam de ouvir, visto o crescente interesse de diversos fabricantes nas corridas de Endurance.

Para o tricampeão de Le Mans o F1 é até mais rápido, porém… “Há muito mais poder, o que seria ótimo ter isto em meu Audi, mas são universos opostos,” disse o piloto ao site Sky Sports F1. “Acho que nossos pneus Michelin são um pouco melhores, podemos fazer mais de 700 km com um jogo, além de termos mais downforce nas curvas. Então, isso foi a coisa mais surpreendente, mesmo com menos downforce por conta do circuito, espero que o carro se comporte melhor até a prova. Mas você tem que se acostumar a isso.” Disse.

Por conta da sua participação na F1, o piloto não vai competir na “Super Fórmula Japonesa”, aonde ocupa a segunda colocação no campeonato. Mesmo assim não se arrepende da escolha pela F1.

“Há três semanas recebi um telefonema da equipe e acabei ficando em um dilema”, acrescentou. “Competir na Fórmula 1 sempre foi algo quis fazer e surgiu a oportunidade. Com certeza é um grande desafio entrar assim e chegar a estas velocidades e aprender tudo, mas não tenho muito a perder, é uma boa oportunidade e minha carreira não depende deste campeonato por isso estou bastante relaxado.” Completou.

Porsche intensifica preparação para Austin no Eurospeedway Lausitz

A segunda fase do Mundial de Endurance que acontece entre os dias 19 e 20 de Setembro no circuito de Austin no Texas tem tudo para ser uma das mais disputadas da temporada, seja pelo traçado do circuito ou pela briga entre as equipes de fábrica, Audi, Porsche e Toyota.

Visando um bom rendimento a Porsche realizou uma bateria de testes no Eurospeedway Lausitz nos arredores de Dresden, Alemanha. Todos os pilotos participaram dos trabalhos com um grande percentual de quilômetros percorridos.

Tanto Romain dumas. Mark Webber e Neel Jani percorreram certa de 2.031 km no total, enquanto Timo Bernhard, Brendon Hartley e Marc Lieb rodaram, pouco mais de 2.167 km. A Porsche esteve desde terça (19) e completou os testes nesta Quinta (21).

Para o chefe Andreas Seidl todos os parâmetros aos quais o carro foi submetido, foram realizados com êxito, mostrando o bom momento da equipe. “O 910 vem melhorando sistematicamente. Isso não era possível antes de 24 horas de Le Mans. Preferimos focar na confiabilidade do carro e congelar um pouco o seu desenvolvimento. No entanto, vimos o potencial do carro e aprendemos muito nas três primeiras etapas. Agora estamos trabalhando em todas as áreas do carro. Introduzimos uma nova aerodinâmica. Ele fornece um maior nível de downforce e deverá contribuir para melhorar o desempenho nas rodadas restantes do campeonato. A equipe fez um excelente trabalho na preparação e na realização dos ensaios. Graças a isso nós fomos capazes de completar nosso extenso programa em sua totalidade e estou muito satisfeito com estes três dias.” Completou.