Toyota vence corrida quente no Bahrein

A última etapa do mundial de endurance no Bahrein, foi provavelmente a mais esperada do ano. Esta seria a primeira vez, (já que a prova de Fuji foi cancelada) que teríamos realmente a Toyota em pé de igualdade com a Audi. Além da batalha entre os dois fabricantes o calor seria o adversário a ser batido por todos, por essa razão que mais da metade da prova foi realizada a noite, mesmo assim o custo foi alto para as equipes. Ao todo 9 carros abandonaram a prova, grande parte por problemas provenientes das altas temperaturas. Até carros inquebráveis como Toyota, Audi acabaram quebrando pelo caminho.

Os vencedores do Toyota #8 Anthony Davidson, Sébasten Buemi e Stéphane Sarrazin, passaram as 6 horas da prova literalmente com o pé embaixo, este era o único jeito de sair da mira da equipe Audi. O melhor Audi até então o #2 teve problemas com o câmbio e também abandonou, o segundo colocado na classe o Audi #1 do trio Lotterer, Fassler e Tréluyer acabou sendo punido por ultrapassar um retardatário com bandeira amarela e deu por encerrada uma disputa direta pela liderança. Só uma quebra tiraria a vitória do #8 e como ela não veio, foi a primeira vitória de fato da equipe este ano no mundial.

Equipe G-Drive vence na LMP2

Já na classe LMP2 os vencedores foram o#26 da equipe G-Drive Racing com Romain Rusinov, Mike Conway que travaram uma bela disputa com o Oreca da equipe Pecom Racing que “deu” o primeiro lugar depois de uma escapada na sequência de curvas que antecedem a grande reta dos boxes. Em segundo o #24 da equipe OAK Racing dos pilotos Oliver Pla, David Heinemeier e Alex Brundle. Fechando o pódio o #41 Zytek Z11SN Nissan da equipe Greaves Motorsport de Bjorn Wirdheim, Jon Lancaster e Wolfgang Reip. Com o resultado os vencedores do campeonato na LMP2 foram os pilotos do carro #35 da OAK Racing que acabaram na quarta posição Baguette, Gonzales e Plowman.

AF Corse vence e fatura campeonato em cima da Aston Martin

.

Na classe GTE-PRO uma bela disputa entre Porsche e Ferrari culminou com o primeiro lugar para o #51 da equipe AF Corse da dupla Bruni e Vilander, em segundo o Porsche #91 de Bergmeister e Pilet e fechando o pódio a Ferrari #71 de Kobayashi e Fisichella. A “sorte” para os vencedores da prova começou quando o Aston Martin #97 que liderava o campeonato até então, enfrentou vários problemas durante a prova e acabou abandonando.

Aston Martin vence na GTE-AM

O segundo carro da equipe o #99 aonde compete Bruno Senna também apresentou problemas e não completou a prova, deixando a briga entre Ferrari e Porsche. Com o resultado a Ferrari que não foi uma das favoritas neste ano acabou levando o título mais pela constância do que pelo desempenho do carro.

Se na PRO a Aston teve um péssimo dia, não podemos dizer o mesmo da divisão AM. Lá os vencedores foram Nicki Thiim, Christofeer Nygaard e Kristian Poulsen. Em segundo veio a Ferrari#81 da 8Star Racing e fechando o pódio a Ferrari #61 da equipe AF Corse. O brasileiro Fernando Rees que compete com o Corvette #50 da equipe Larbre Competition terminou em 4º na classe. Abaixo o resultado final da prova e do campeonato.

Resultado final das 6 horas do Bahrein

World Endurance Drivers Championship:

1. Loïc Duval/Tom Kristensen/Allan McNish – 162 pontos
2. Andre Lotterer/Marcel Fässler/Bénoit Tréluyer – 149,25
3. Anthony Davidson/Stéphane Sarrazin/Sébastien Buemi – 106,25
4. Alexander Wurz/Nicolas Lapierre – 69,5
5. Mathias Beche – 63,5
6. Nicolas Prost – 60
7. John Martin/Roman Rusinov/Mike Conway – 53
8. Nick Heidfeld – 48
9. Lucas Di Grassi/Marc Gené/Oliver Jarvis – 45
10. Bertrand Baguette/Martin Plowman/Ricardo González – 44,5

FIA Endurance Trophy for LMP2 Drivers:

1. Bertrand Baguette/Martin Plowman/Ricardo González – 141,5 pontos
2. Alex Brundle/David Heinemeier-Hänsson/Olivier Pla – 132,5
3. John Martin/Roman Rusinov/Mike Conway – 132
4. Luis Perez-Companc/Pierre Kaffer/Nicolas Minassian – 110
5. Tor Graves – 56
6. Jacques Nicolet – 51
7. James Walker – 44
8. Tom Kimber-Smith – 40
9. Björn Wirdheim – 37
10. Keiko Ihara – 35

World Endurance Cup for GT Drivers:

1. Gianmaria Bruni – 145 pontos
2. Giancarlo Fisichella – 135
3. Darren Turner/Stefan Mücke – 125,5
4. Marc Lieb/Richard Lietz – 123
5. Toni Vilander – 108
6. Patrick Pilet/Jörg Bergmeister – 99,5
7. Kamui Kobayashi – 98
8. Bruno Senna – 94
9. Fréderic Makowiecki – 73,5
10. Romain Dumas – 72

FIA Endurance Trophy for GTE-AM Drivers:

1. Jamie Campbell-Walter/Stuart Hall – 129
2. Enzo Potolicchio/Rui Águas – 128
3. Jean-Karl Vernay/Raymond Narac – 120
4. Patrick Bornhauser/Julien Canal – 97
5. Christoffer Nygaard/Kristian Poulsen – 94,5
6. Christian Ried/Gianluca Roda/Paolo Ruberti – 76,5
7. Fernando Rees – 73
8. Christophe Bourret e Matt Griffin – 68
10. Davide Rigon – 67

Toyota larga na frente no Bahrain

Toyota surpreendeu e vai largar na frente com seus dois carros para a última etapa do WEC no Bahrain. Com o tempo de 1:42.449 o #7 do trio Wurz, Lapierre e Nakajima superou seus companheiros de equipe por apenas 0.332 milésimos. O melhor Audi foi o #1 com 1:42.976.

Na classe LMP2 a equipe Pecom Racing com Oreca 03 marcou 1:50.941, seguidos pela G-Drive com 1:51.003. Em terceiro a OAK Racing com 1:51.718.

Entre os GT da classe PRO a Porsche fez dobradinha com seus dois carros com 1:58.833 para o #92 e 1:58.960 para o #91. Bruno Senna com o Aston Martin #99 larga em 5º na classe. Já n GTE-AM o Aston Martin #95 ficou com o melhor tempo marcando 2:00.303, seguido pela Ferrari #81 da 8Star Motorsports com 2:00.337. O Corvette da Larbre Competition aonde corre Fernando Rees vai largar em último. Abaixo os tempos completos.

Classificação final.

Porsche confirma programa GT para 2014 em conjunto com LMP1

Muitos pensavam que a Porsche iria abandonar de forma oficial a classe GT com a chegada do seu LMP1. Hoje durante os treinos para a última etapa do WEC no Bahrein o construtor Alemão confirmou a participação dos 911 RSR em conjunto com o programa LMP1.

“A categoria GTE-Pro do WEC é a classe carro esporte que mais competitiva, com corridas que incorporam todos os mais importantes mercados da Porsche ao longo do ano. Estamos ansiosos para continuar a utilizar esta plataforma. Com o RSR 911 vamos novamente assumir a disputa entre os GT e nós estamos ansiosos para acompanhar os sucessos que obtivemos neste ano contra adversários difíceis. ” Comenta.

A Porsche AG Team Manthey estreou este ano e conquistou uma dobradinha nas 24 horas de Le Mans, o que surpreendeu até mesmo a equipe.

Entrevista–Patrick Pilet revela saldo positivo da Porsche

A equipe Porsche não tem do que reclamar de 2014, ano que voltou oficialmente as competições de endurance. Venceu de forma brilhante as 24 horas de Le Mans com seu 911, além do seu programa LMP1 estar caminhando a passos largos sem sinais de problemas. Para a última etapa do WEC o time vai competir com a versão 2014 do 911 RSR.

Para o modelo 2013 os pilotos serão Jorg Bergmeister e Patrick Pilet, e no 2014 Marc Libeb e Richard Lietz. O piloto Patrick Pilet revela na entrevista dada ao site endurance info algumas informações sobre o futuro da equipe.

P. Quais as mudanças feitas no carro?

R.”A Porsche tem trabalhado duro desde as 24 Horas de Le Mans.Pessoalmente, eu ainda não andei no carro novo. A largura das asas são diferentes, como o spoiler, e pára-choques dianteiro. Podemos competir com o carro já estamos dentro do prazo de 1 ano de desenvolvimento, esta última corrida do ano para correr o novo modelo. “

P. Qual seu saldo da temporada 2013?

R. “Pessoalmente, o meu saldo é positivo. Nós tivemos a nossa quota de má sorte nas três primeiras corridas. As 24 Horas de Le Mans foi uma vitória dupla.Silverstone e Spa  não eram favoráveis. Resultado foi melhor em termos de pontos, mas o que foi perdido não conseguimos alcançar. Classe GTE-Pro é muito competitiva que qualquer passo em falso é algo difícil de recuperar. “

P. Qual o objetivo para a última prova no Bahrain? Vencer ou testar para 2014?

R. “Claramente! O objetivo é avaliar o novo 911 RSR para 2014. Alterações começaram após Le Mans. O novo 911 RSR foi testado ensaios durante todo o verão, tanto em Mugello quanto Portimão. Aqui, vamos testar os pneus. Também continuaremos nossos testes aqui mesmo depois de 6 Horas de Bahrein. Também está prevista testes em Sebring.Trabalhamos em estreita colaboração com a Michelin. Este é o primeiro ano do RSR 911 e posso dizer que ele foi bem-sucedido. Sabíamos que a Ferrari era um carro muito bom, e a Aston Martin muito forte. “

P. Qual será o programa para 2014?

R. “Isso vai ser decidido em breve. O que eu sei é que eu deveria estar presente no início do ano nos Estados Unidos para as 24 Horas de Daytona.O time, eu não sei, mas eu admito que competir na classe GTLM não me desagrada.O novo campeonato parece interessante com a qualidade, e diversidade. O que já se sabe é que Michael Christensen foi confirmado como piloto da Porsche Motorsport. Esta é uma grande recompensa para ele, além de ser uma boa pessoa e que vai integrar rapidamente a família Porsche”

Tracy Krohn testa Lotus T128 e pensa em 2015

O texano Tracy Krohn um milionário no ramo do petróleo que tem muito, mas muito dinheiro e a anos tem sua equipe que já competiu na ALMS, Rolex e nas últimas duas temporadas participa do mundial de endurance na classe GTE-AM

Tanto Krohn quanto Nic Jonsson estarão neste final de semana no Bahrein para uma bateria de testes com o Lotus T128 LMP2, os objetivos são claros, avaliar a possibilidade de competir com o carro para 2015.

Nós não estamos olhando para 2014 tanto, mas para 2015″, disse Krohn ao site Sportscar365. “O plano é tentar competir em mais uma classe em  2015,  visto que será um ano crucial para a classe P2 tanto no WEC quanto nos Estados Unidos. Gostaria de estar executando corridas em ambas as séries. “

Os planos ainda incluem uma possível participação nas 24 horas de Daytona na classe GTE, além de corridas esporádicas do campeonato.

Última etapa da Asian LMS vai contar com 14 carros.

A organização da Asian LMS revelou hoje (27) os carros que irão participar da última etapa do campeonato em Sepang na Malásia. Ao todo teremos 14 carros.

A lista tem algumas mudanças como a adição de um Oreca 03 para a equipe Craft Racing que também compete na classe GTC com 2 Aston Martin Vantage.

Na classe GTE o clássico duelo entre Ferrari e Porsche representados pela equipe AAI-RSTRADA (Porsche) e Taisan (Ferrari).  Já na classe GTC teremos 6 carros e para esta última rodada a GTC-AM com 3 Lamborghini Gallardo. A prova será disputada no dia 8 de Dezembro. Abaixo a relação completa.

    LMP2  
18 KCMG Morgan LMP2 (Nissan) Winslow
24 OAK Racing Team Total Morgan LMP2 (Judd) Tung-Cheng
27 Craft Racing ORECA 03 (Nissan) Pu-Polley
    GTE  
35 AAI-RSTRADA Porsche 997 RSR Lida-Yokomizo-Mitsuyama
70 Taisan Ken Endless Ferrari F458 Italia Chen-Seefried-Sakaguchi
    GTC  
7 Craft Racing AMR Aston Martin V12 Vantage GT3 Yu-Mücke
8 Craft Racing AMR Aston Martin V12 Vantage GT3
33 Clearwater Racing Ferrari 458 Italia GT3 Mok-Bruni
37 BBT Lamborghini Gallardo Liu-Rizzo-Babini
77 AF Corse Ferrari 458 Italia GT3 Bertolini-Rugolo-Wyatt
91 AAI-RSTRADA BMW Z4 GT3 Chen-Tsuchiya-Tanigawa
    GTC-AM  
36 Gama Racing Lamborghini Gallardo Lin-Lin-Huang
69 TBA Lamborghini Gallardo Low-Sana-Malagamuwa
96 Mik Racing Lamborghini Gallardo Keng-Chin-Song

Strakka Racing vai de Dome em 2014

A Strakka Racing que competiu nos últimos anos com equipamento HPD revelou hoje (26) que vai competir no mundial de endurance ano que vem na classe LMP2 com um Dome S103 equipado com motor V8 4.5 Litros da Nissan,

O contrato entre o construtor Japonês e a equipe Britânica será de longa data, o que vai resultar além de competir, desenvolver e comercializar o LMP2 para equipes de clientes.

Hiroshi Fushida, presidente da Dome. “Estamos muito satisfeitos com a parceria com a Strakka, é uma parceria que vai permitir que o nosso S103, que projetado com tecnologia avançada possa ser competitivo em todas as pistas do mundo. Os resultados e desempenho Strakka na ELMS e WEC impressionaram nós, e nossa experiência comum na resistência nos permitem otimizar o potencial do carro. Temos certeza de que Strakka e o  Dome S103 serão muito competitivos e muito procurados.

ACO Lança LMP3 para 2015

A ACO surpreendeu o mundo do endurance hoje (25), ao anunciar uma nova categoria de protótipos para 2015, os LMP3. Segundo a nota o novo carro completa a “pirâmide” de modelos elegíveis para os campeonatos organizados pela entidade a ELMS e Asian LMS.

O LM3 será um modelo de baixo custo, até mais baixo do que os atuais LMP2 e LMPC e seria um degrau equipes e pilotos no mundo do endurance.

A nota não da detalhes técnicos sobre os carros porém, fatores como velocidade, sistema de motor e cambio bem como fornecedor de pneus. O novo LMP em termos de desempenho deve ficar entre um LMP2 e um GTE-AM e não deve custar mais do que 150 mil euros.

O novo carro deve substituir a classe LMPC que ficará somente elegível no USCC nos EUA.  Para 2014 e 15 será dado um período de transição para equipes que queiram competir com o novo modelo tanto na Asian LMS quando ELMS e serão aceitos modelos homologados pela FIA. Em termos de comparação serão os mesmos modelos que hoje competem na VdeV francesa na classe CN.

Últimas notícias do USCC, WEC e ELMS

A equipe RAM Racing, campeã da classe GT da ELMS este ano anunciaram seus pilotos para 2014. Johnny Mowlem e Matt Griffin farão dupla para competir no WEC.

Para o chefe da equipe Dan Shufflebottom a dupla desempenha bem seu papel. “Ambos fizeram um trabalho fantástico para a equipe este ano e sabemos que a estabilidade é um grande fator para o sucesso continuado. Nós ainda não confirmamos o que vamos fazer no próximo ano, mas não é nenhum segredo que nós gostaríamos de estar no FIA WEC. Parece uma progressão natural, e acreditamos firmemente que podemos competir – e vencer – ao lado dos melhores.”

Segundo Dan a participação no WEC com duas Ferrari uma em cada classe de GT.


8Star Racing confirma programa na classe PC e luta para por um protótipo na classe P com a participação da brasileira Bia Figueiredo

A 8Star Racing oficializou sua participação na classe PC e trabalha arduamente para por outro na classe P. Enzo Potolicchio. Os pilotos Gustavo Ycaman e Bia Figueiredo testaram esta semana com Corvete DP e a esperança é que os dois pilotos pudessem com seus patrocínios participar de uma temporada completa.

“Ficamos muito felizes com o ritmo da Bia”, disse Potolicchio. “Ela era muito bom na condução do carro e fez isso de forma inteligente. Acho que temos um bom talento brasileiro. Gustavo também fez um bom trabalho e eu acho que eles seriam grandes companheiros de equipe para o próximo ano, se tudo cai no lugar. ” Completa.

Os custos de uma temporada DP são maiores e para isso os recursos de patrocinadores são primordiais. A definição deve sair nas próxima semana.


Escuderia Corsa confirma duas Ferrari na classe GTD

Atual campeã da classe GT da Rolex Series a Scuderia Corsa confirmou 2 Ferrari 458 na classe GTD para o ano que vem. Os pilotos do carro #63 serão Alessandro Balzan e Jeff Westphal. No carro #64 os pilotos serão Ken Wilden e Dr. Rod Randall.

“A competição na classe GTD será feroz e expandimos nossa equipe com alguns dos melhores o que  será importante para o nosso sucesso na próxima temporada”, disse o diretor técnico Roberto Amorosi.


BAR1 Motorsports com dois LMPC

A BAR1 Motorsports anunciou na quinta (21) sua inclusão com dois Oreca FLM09 na classe PC no USCC. A equipe que este ano venceu 3 etapas da ALMS o que culminou em um segundo lugar no campeonato expande para 2014.

Os pilotos estão em processo de seleção como diz Brian Alder.

“Olhando para 2013, eu não posso dizer o suficiente sobre o esforço de nossa equipe”, disse Alder. “Vencer as três últimas corridas da temporada foi uma grande realização. Nós terminamos no pódio um total de oito vezes nesta temporada. Provamos que nossa equipe é competitiva na classe PC. “

Até o momento as equipes Core Autosports, PR1/MAthiasen, RSR Racing, Level 5, Performance Tech, Pickett Racing, Starworks Motorspors e 8Stars confirmaram sua participação na classe.


Equipe AAI-RSTRADA troca Mclaren por BMW para a última etapa da Asian LMS

A equipe AAI que compete na Asian LMS revelou hoje que para a última etapa do campeonato no dia 8 de Dezembro no circuito de Sepang na Malásia vai competir com um BMW Z4 GTC  em substituição ao McLaren.

A troca se deu depois que a equipe conquistou a corrida de GT em Macau no último final de semana. Além do BMW a equipe também vai competir com um Porsche 911 RSR na classe GTE. Os pilotos serão San Chen, Takeshi Tsuchiya e Tatsuya Tanigawa no BMW. Os nomes que irão competir com o Porsche não foram revelados.