Porsche Cup retorna a Interlagos para segunda etapa

Largada em Interlagos. (Foto: Luca Bassani)

Sem corridas desde 14 de março por conta do novo coronavírus, a Porsche Cup realiza sua segunda no autódromo de Interlagos. É a primeira etapa após o aniversário de 15 anos da categoria, completados no último mês de abril.

A primeira etapa do ano coroou sete vencedores diferentes em oito possíveis: Miguel Paludo venceu a primeira bateria do ano na Carrera Cup e Alceu Feldmann foi quem recebeu a bandeira quadriculada na primeira posição da segunda bateria. Na classe 4.0 Sport, Rodrigo Melo estreando o layout novo da Lego em seu Porsche #29 e Rodolfo Toni subiram no lugar mais alto do pódio.

Urubatan Júnior e Nelsinho Marcondes saíram como grandes vencedores da primeira etapa na classe GT3 Cup. Nelsinho, que compete também pela divisão Sport, surpreendeu triunfando na geral. O outro vencedor da Sport foi o egípcio-brasileiro Ayman Darwich.

Miguel Paludo lidera a classificação geral da Carrera Cup. Rodolfo Toni é quem lidera a 4.0 Sport. Nelsinho Marcondes lidera tanto a geral quanto a Sport da GT3 Cup.

A Porsche Cup Brasil parte agora para oito etapas entre os meses de agosto e dezembro para fechar o calendário da temporada. O tempo curto entre as etapas vai exigir ao máximo de pilotos e do estafe técnico, para manter a altíssima competitividade no restante do calendário.

A programação da etapa segue o modelo consagrado na Porsche Cup há anos: classificatórios na sexta-feira e quatro corridas no sábado. Todas as provas são exibidas pelos canais Sportv, site oficial da categoria e seus canais em mídias sociais. A primeira largada do dia, pela GT3 Cup, acontece às 11h25, com a prova da Carrera Cup logo depois. À tarde, a segunda prova da GT3 Cup tem início às 14h25, também com a corrida final da Carrera Cup em seguida.

Cuidados com Covid

Se na primeira etapa a organização foi surpreendida com autoridades vetando na noite de sexta-feira eventos para mais de 500 pessoas a partir do dia seguinte e forçada a fazer contato com cada comprador de ingresso, convidados de patrocinadores e jornalistas credenciados para não irem a Interlagos no sábado, desta vez, o que não faltou foi tempo para adequação aos cuidados que a pandemia exigem.

E a Porsche Cup mais uma vez não só preencheu todos os requisitos impostos pela CBA e autoridades municipais e estaduais, como foi além. Foram realizados mais de 400 testes PCR e o laudo negativo é uma condição para emissão da credencial a todos os presentes em Interlagos. Para evitar aglomerações na entrada do paddock, a categoria providenciou uma solução tecnológica inovadora.

Após encaminhamento do exame de resultado negativo o credenciamento será feito de forma virtual, com cada profissional recebendo seu login e senha numa plataforma digital que irá tirar uma foto, vinculada ao perfil do portador da credencial.

Para o acesso ao autódromo a liberação será feita de maneira automatizada, com uma câmera de reconhecimento facial. Além de verificar a identidade com a foto enviada digitalmente na fase anterior, o aparelho mede a temperatura corporal do profissional credenciado e então concederá acesso ao paddock.

Em linha com as recomendações das autoridades desportivas, todos os carros serão sanitizados após os preparos pela equipe de engenharia. Uma vez sanitizado o Porsche, somente o piloto terá permissão de entrar e manusear qualquer parte interna do carro. O estafe da categoria foi treinado a manter o máximo distanciamento social dentro dos boxes. Somente o piloto poderá tocar em seu equipamento pessoal como capacete, hans, luvas, balaclava etc.

Outras medidas como a oferta abundante de álcool gel em pontos estratégicos do autódromo, distanciamento social de pelo menos 2m entre as pessoas e obrigatoriedade do uso de equipamentos de proteção como máscaras também foram adotadas. Para o desenvolvimento dos protocolos e procedimentos, a Porsche Cup contou com a assessoria exclusiva de Dino Altmann, Diretor Médico do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, Presidente da Comissão Médica da Confederação Brasileira de Automobilismo e Vice-Presidente da Comissão Médica da FIA e Membro do Grupo de Especialistas da Faculdade de Medicina do Instituto FIA.

Assim como impôs adaptações no aspecto desportivo do evento, a pandemia trouxe enormes desafios para Porsche Cup realizar as entregas contratadas por seus patrocinadores para 2020.

O tradicional desfile de Porsches de rua está mantido, graças a uma inovadora solução para acomodar os convidados e seus veículos de passeio. Como o momento atual veda aglomerações em áreas de hospitalidade normalmente montadas atrás dos boxes de Interlagos, a categoria obteve junto às autoridades municipais alvará para operar um drive-in.

Os convidados irão estacionar seus carros de passeio ao lado da curva do Laranjinha e poderão acompanhar todas as emoções das corridas em um telão estrategicamente posicionado. Entre as provas da manhã e as da tarde, eles terão acesso à pista para a experiência de conduzir suas máquinas no mesmo traçado onde são realizadas as principais corridas no Brasil. Para etapas futuras em Interlagos, a categoria estuda inclusive ampliar a experiência do drive-in para o público geral se a restrição para operar arquibancadas permanecer.

Outra novidade é a chegada da LATAM Airlines como apoiadora aérea da Porsche Cup. A companhia ainda oferecerá aos participantes das etapas descontos para as corridas em São Paulo e Goiânia, quando for permitido o acesso ao público. A temporada 2020 da maior categoria de Gran Turismo latino-americana tem patrocínio de XP Private, Oak Berry, Fremax, Mobil, Michelin, Shell, TAG Heuer e BraClean.

Porsche Cup – etapa 2 – cronograma

Sexta-feira, 14 de agosto

13h – 13h45 – Treino livre 1 – Carrera Cup

13h55 – 14h40 – Treino livre 1 – GT3 Cup

15h35 – 16h12 – Quali – Carrera Cup

16h22 – 17h – Quali – GT3 Cup

 

Sábado, 15 de agosto

11h20 – 11h53 – Corrida 1 – GT3 Cup

12h23 – 12h56 – Corrida 1 – Carrera Cup

14h20 – 14h53 – Corrida 2 – GT3 Cup

15h23 – 15h56 – Corrida 2 – Carrera Cup

Published
2 meses ago
Comments
No Comments
Written by Fernando Rhenius
Jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mandem o site Bongasat.com.br desde 2009 de forma independente. Acredita que a informação, precisa ser divulgada de forma rápida, para que o leitor possa criar seu ponto de vista, e fugir de ostracismos e "especialistas" que povoam a imprensa automobilística no pais.