bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
WEC Xangai. Toyota fecha temporada com vitória fácil
396230_10152251186185192_1464452057_

A última etapa do WEC em Xangay parecia um repeteco do que aconteceu no Bahrain. Toyota dominou de ponta a ponta sem dar chance para o fabricante Alemão tentar alguma coisa.

 Supremacia chegou a tal ponto que o time Japonês mesmo o alto consumo o que resultava em uma parada a mais que seus concorrentes chegaram com 58 segundos em cima do segundo colocado Tom Kristensen e Allan McNish que tiveram sua vitória moral em cima dos campeões do primeiro WEC Marcel Fassler, André Lotterer e Benoit Tréluyer.

 Os pilotos da Toyota Alexander Wurz e Nicolas Lapierre ganharam a terceiro corrida do ano. Surpresa? Para muito sim, visto que o carro que iria começar seu campeonato em SPA acabou tendo problemas e só alinhou em Le Mans. A equipe investiu e principalmente testou exaustivamente o que a Audi parece não ter feito e confiou demais no seu histórico e durabilidade do carro. Esperava que a Toyota seria uma nova Peugeot que nadava e muitas vezes morria na praia. Pagou o preço.

 Entre as equipes privadas a vitória ficou com o Lola #13 da equipe Rebellion que teve uma bela disputada com os dois HPD da equipe Strakka e JRM. O primeiro carro do time Rebellion estava liderando, porém acabou abandonando por problemas mecânicos. Mesmo perdendo a equipe em si está de parabéns pois venceu entre as equipes privadas e mesmo com os sérios problemas que enfrenta a Lola Cars não deixou de desenvolver o carro. Mérito também do ótimo e confiável motor Toyota que teve poucos problemas durante o ano e na briga interna com a Honda prevaleceu mesmo esta estando a vários anos no endurance.

 Na classe P2 a vitória ficou com o Oreca da equipe ADR-Delta, seguida pelos campeões da classe a Starworks . Fechando o pódio a equipe OAK Racing que em nenhum momento durante todo o ano conseguiu fazer frente aos modelos Oreca e HPD.

 Entre os modelos GTE-PRO a tão sonhada primeira vitória da equipe Aston Martin Racing. Superou os favoritos da equipe AF-Corse que tiveram problemas com o carro de Bruni e Fisichella. Em segundo lugar o Porsche da equipe Ferbermayr e fechando o pódio a outra Ferrari da equipe AF-Corse pelas mãos de Andrea Bertolini e Olivier Beretta.

 Já nos GTE-AM a vitória ficou nas mãos da equipe Larbre com Pedro Lamy, Julien Canal e Patrick Bornhauser que mesmo com duas desclassificações durante o ano se sagraram campeões. O segundo lugar ficou com o Porsche da Ferbermayr e fechando o pódio a Ferrari da Krohn Racing. Abaixo a classificação.

 

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.