WEC vai implantar BoP “automatizado” para a classe GTE-PRO

O polêmico BoP vai passar por novidades em 2017.  A direção do WEC vai implementar um sistema automatizado baseado em múltiplos algoritmos. Toda o sistema será baseado nos tempos de volta. Tal mudança se deve a polêmica dos ajustes feitos na classe ano passado, principalmente os realizados “em cima da hora” como o ocorrido em Le Mans.

Tanto ACO quanto FIA e os fabricantes da classe GTE, se reuniram para finalizar os pormenores, neste final de semana em Monza. “A idéia é que a partir de Silverstone, será automático”, disse o diretor do ACO  Vincent Beaumesnil ao Sportscar365. “Não haverá nenhuma decisão humana no BoP para qualquer uma das etapas.”

“Todo mundo acha que é uma boa solução; Caso contrário, não faríamos isso com certeza “.

Os fabricantes estão ansiosos pelas mudanças. “No final do dia nos dá um conjunto mais claro de regras, de como lidar com isso”, disse o Dr. Frank-Steffen Walliser, diretor da Porsche Motorsport.

“Não parece que uma decisão foi tomada em um restaurante italiano com um copo de vinho … deu a impressão de que foi falado.Pelo menos isso realmente acabou.”

Walliser, no entanto, advertiu que não ter uma linha de base bem estabelecida, o que poderia levar a disparidades semelhantes enfrentadas no ano passado na classe, que viu um registro de dez mudanças de BoP ao longo do campeonato de nove rodadas.

“Todas as simulações mostraram que se o ponto de partida não está OK, você está perdido de qualquer maneira, com ou sem BoP”, disse ele.

“Então, coloque o maior esforço no ponto de partida e é isso que é trabalhado. É por isso que não é lançado até agora com os dados antes de olhar para o teste e trocar dados “.

Beaumesnil disse que uma visão completa sobre o sistema será lançada na próxima semana, após o teste oficial da categoria.”

“É um bom passo porque não há interpretação do que está acontecendo”, disse ele. “No passado, alguém tinha que decidir, com todos os bons e maus efeitos que poderia ter.”

“Agora, é algo onde não há nenhuma discussão em tudo.”

O processo de auto-BoP não será usado pela clase GTE-AM este ano, uma classe que verá a fusão de dois conjuntos diferentes de regulamentos técnicos GTE. Modelos 2015 e 2016 vão estar na mesma classe.

 

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