A Toyota Gazoo Racing dominou a sessão de qualificação para as 6 Horas de São Paulo, neste sábado, com Kamui Kobayashi cravando a pole position a bordo do Toyota GR010 Hybrid #7. Kobayashi estabeleceu um tempo imbatível de 1:23.140 em sua primeira volta válida na pista fria de Interlagos, garantindo à Toyota a primeira pole da temporada do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC).
Os detalhes da pole da Toyota
Contudo, Sebastien Buemi, no outro Toyota #8, foi o principal rival de Kobayashi, ficando a 0.122 segundos do primeiro lugar. Matt Campbell, no Porsche Penske Motorsport #5, completou o top 3, após liderar o primeiro segmento da qualificação com 1:23.263. Campbell, no entanto, perdeu ritmo na volta de saída e não conseguiu repetir o desempenho na Hyperpole, terminando a menos de dois décimos do tempo de Kobayashi.
Alex Lynn, a bordo do Cadillac V-Series.R #2, foi o quarto mais rápido, seguido pelo segundo Penske Porsche 963, o carro #6 de Kevin Estre, líder do campeonato. O melhor dos Ferraris 499Ps atualizados, o carro #50, com Antonio Fuoco ao volante, só conseguiu se classificar em sexto lugar. A outra Ferrari, o carro #51, pilotado por Alessandro Pier Guidi, foi apenas a nona mais rápida.
Entre as Ferraris, estavam os Porsches da equipe Hertz JOTA, com o carro #12 de Callum Ilott à frente de Jenson Button no carro #38. Completando o top 10 da Hyperpole, o BMW M Hybrid V8 #20 pilotado por Robin Frijns. A Alpine falhou por pouco em se classificar para a Hyperpole, com Mick Schumacher no A424 #36, o mais rápido da equipe, ficando em 11º lugar.
A Peugeot teve mais uma sessão decepcionante com seus 9X8s. Terminando em 16º e 17º, à frente do Lamborghini SC63 e do Isotta Fraschini Tipo 6 Competizione.
Iron Dames conquista pole na LMGT3
Além disso, na classe LMGT3, Sarah Bovy conquistou a segunda pole position da temporada para a Iron Dames a bordo de seu Lamborghini Huracan GT3 EVO2 #85. Ela superou o Porsche 911 GT3 R #92 da Manthey PureRxcing. Pilotado por Alex Malykhin, por 0.391 segundos.
Bovy liderou a primeira parte da qualificação da LMGT3 com 1:35.299, antes de melhorar para 1:34.413 na sessão de 10 minutos da Hyperpole. Assim, o esforço tardio de Malykhin, com 1:34.804 no Porsche 911 GT3 R #92, colocou o melhor dos United Autosports. O carro #59 de James Cottingham, em terceiro lugar. Josh Caygill garantiu a segunda fila totalmente composta por McLarens no carro #95 da United. À frente do carro #91 da Manthey EMA Porsche de Yasser Shahin.
Aliás, a sessão foi marcada por bandeiras vermelhas no início após um toque na saída da Curva 4 para o Ferrari 296 GT3 #54 da AF Corse, pilotado por Thomas Flohr. Flohr conseguiu retornar aos boxes sem assistência, mas não completou nenhuma volta.
A corrida
Po fim, as 6 Horas de São Paulo estão programadas para começar no domingo, às 11h30 (horário local), com transmissão ao vivo pelo canal do Grande Premio.
Informações adicionais do WEC:
- Toyota: A pole position de Kobayashi é a primeira da Toyota na temporada do WEC.
- LMGT3: A Iron Dames conquistou sua segunda pole position da temporada na LMGT3.
- Acidente: Um toque na Curva 4 causou bandeiras vermelhas no início da sessão da LMGT3.