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WEC testará sistema de BoP de duas etapas no Catar

Publicado em 25 de fevereiro de 2024 por Fernando Rhenius

Na próxima segunda-feira,26, iniciará o Prólogo, os testes oficiais do WEC, no Catar. Para tentar deixar a classe Hypercar mais competitiva, a direção do Mundial testará um sistema de BoP de duas etapas durante os testes. 

O sistema, descrito no último documento BoP emitido pela FIA e ACO, altera provisoriamente os níveis de potência em velocidades acima de 210 km/h (130 mph), conforme descrito em uma coluna separada de “ganho de potência”.

Embora o documento tenha o valor de “zero por cento” em comparação com seus níveis de potência padrão,os números exatos foram comunicados às equipes do Hypercar para fins de avaliação.

O “ganho de potência” não acontecerá para a corrida de 1.812 km do Qatar, mas sim a partir da segunda rodada da temporada em Ímola, de acordo com o documento do BoP. Assim, da mesma forma, o limite de 210 km/h está sujeito a revisão.

Um sistema semelhante ocorrerá na classe LMGT3, embora com um limite ligeiramente inferior de 200 km/h (124 mph), que ocorrerá na abertura da temporada no próximo fim de semana.

Entendendo o BoP do WEC

Além disso, ao contrário do equivalente do Hypercar, o documento não lista potências básicas específicas em kW para os nove modelos GT3 diferentes no grid. Em vez disso apenas faz referência a diferentes configurações do motor. As alterações percentuais para cada modelo são listadas.

A maior mudança impacta o Lamborghini Huracan GT3 EVO2. Que perderá quatro por cento de potência acima do limite de 200 km/h. Enquanto a Ferrari 296 GT3 e o Lexus RC F GT3 perderão um por cento.

Quatro modelos ganharão potência adicional acima de 200 km/h. Como o Aston Martin Vantage GT3 Evo e o Ford Mustang GT3 listados com mais dois por cento. E o BMW M4 GT3 e o Porsche 911 GT3 R com mais um por cento.

O Chevrolet Corvette Z06 GT3.R e o McLaren 720s GT3 Evo são os únicos modelos GT3 sujeitos a uma alteração de zero por cento.

Por fim, embora não tenha havido comentários da FIA sobre o novo sistema, espera-se que mais esclarecimentos venham dos organizadores ainda esta semana.

Esse post foi publicado em World Endurance Championship e marcado 1.812 km do Catar, BoP, FIAWEC, Prólogo, WEC por Fernando Rhenius. Guardar link permanente.

Sobre Fernando Rhenius

Jornalista MTb 6873/SC, formado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali, com Pós-Graduação em Comunicação Empresarial e Marketing Digital. Mantem o site bongasat.com.br desde 2009 de forma independente.
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