Na próxima segunda-feira,26, iniciará o Prólogo, os testes oficiais do WEC, no Catar. Para tentar deixar a classe Hypercar mais competitiva, a direção do Mundial testará um sistema de BoP de duas etapas durante os testes.
O sistema, descrito no último documento BoP emitido pela FIA e ACO, altera provisoriamente os níveis de potência em velocidades acima de 210 km/h (130 mph), conforme descrito em uma coluna separada de “ganho de potência”.
Embora o documento tenha o valor de “zero por cento” em comparação com seus níveis de potência padrão,os números exatos foram comunicados às equipes do Hypercar para fins de avaliação.
O “ganho de potência” não acontecerá para a corrida de 1.812 km do Qatar, mas sim a partir da segunda rodada da temporada em Ímola, de acordo com o documento do BoP. Assim, da mesma forma, o limite de 210 km/h está sujeito a revisão.
Um sistema semelhante ocorrerá na classe LMGT3, embora com um limite ligeiramente inferior de 200 km/h (124 mph), que ocorrerá na abertura da temporada no próximo fim de semana.
Entendendo o BoP do WEC
Além disso, ao contrário do equivalente do Hypercar, o documento não lista potências básicas específicas em kW para os nove modelos GT3 diferentes no grid. Em vez disso apenas faz referência a diferentes configurações do motor. As alterações percentuais para cada modelo são listadas.
A maior mudança impacta o Lamborghini Huracan GT3 EVO2. Que perderá quatro por cento de potência acima do limite de 200 km/h. Enquanto a Ferrari 296 GT3 e o Lexus RC F GT3 perderão um por cento.
Quatro modelos ganharão potência adicional acima de 200 km/h. Como o Aston Martin Vantage GT3 Evo e o Ford Mustang GT3 listados com mais dois por cento. E o BMW M4 GT3 e o Porsche 911 GT3 R com mais um por cento.
O Chevrolet Corvette Z06 GT3.R e o McLaren 720s GT3 Evo são os únicos modelos GT3 sujeitos a uma alteração de zero por cento.
Por fim, embora não tenha havido comentários da FIA sobre o novo sistema, espera-se que mais esclarecimentos venham dos organizadores ainda esta semana.