WEC – Robert Kubica avalia futuro na Ferrari AF Corse para 2025

Robert Kubica, ex-piloto de Fórmula 1, revelou incerteza sobre sua permanência na equipe AF Corse Ferrari para o Campeonato Mundial de Endurance (WEC) da FIA em 2025. Ele expressou o desejo de ser a “prioridade” para qualquer fabricante com o qual venha a se juntar.

Kubica ingressou na AF Corse nesta temporada, competindo com a Ferrari 499P nº 83 ao lado de Yifei Ye e Robert Shwartzman. O trio alcançou seu melhor resultado até agora com um quarto lugar na abertura da temporada no Catar.

Durante as 24 Horas de Le Mans, a Ferrari de Kubica liderou a corrida por um período significativo. No entanto, uma colisão com o BMW de Dries Vanthoor resultou em uma penalidade, seguida por uma falha no sistema híbrido que forçou o abandono do carro nº 83 a quatro horas do fim.

Avaliação de Opções para 2025 no WEC

AF Corse pode ter uma segunda Ferrari no WEC. (Foto: Divulgação)

Apesar do desempenho competitivo da AF Corse, Kubica quer explorar suas opções para o próximo ano, sugerindo uma preferência por uma equipe de fábrica completa.

“Não sei o que o futuro trará”, disse Kubica ao Sportscar365. “Por um lado, seria bom continuar. Por outro, quero estar no lugar mais competitivo possível.”

Além disso, Kubica enfatizou seu foco em Le Mans, destacando a importância de ser a prioridade dentro da estrutura da equipe para maximizar suas chances de sucesso.

Desempenho em Le Mans e Expectativas Futuras

A Ferrari AF Corse nº 83 liderou em Le Mans após uma estratégia acertada durante uma chuva torrencial. No entanto, uma penalidade de 30 segundos imposta a Kubica por um contato com Vanthoor comprometeu a corrida.

Aliás, Kubica acredita que ele e sua equipe estavam em posição de lutar pela vitória, mas expressou ceticismo sobre a repetição desse desempenho em um futuro próximo.

“Nós mostramos isso este ano”, disse Kubica. “Mas, francamente, não acho que esse tipo de oportunidade será frequente. Estávamos na frente do carro que venceu quando nos aposentamos. Acho que você tem esse tipo de chance uma vez a cada dez anos.”

Kubica também compartilhou sua descrença na possibilidade de um carro privado vencer Le Mans no futuro próximo, ressaltando a necessidade de estar em uma equipe de fábrica para aumentar suas chances.

Por fim, para mais notícias sobre o Campeonato Mundial de Endurance e atualizações sobre a carreira de Robert Kubica, continue acompanhando nosso site.