bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
WEC retorna ao Circuito das Américas

Após uma breve pausa, o Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC) está de volta para a sexta rodada da temporada 2024. O Lone Star Le Mans acontecerá no Circuito das Américas (COTA), em Austin, Texas, neste final de semana, trazendo emoções e disputas acirradas.

Inaugurado em 2012, o COTA se tornou um dos favoritos entre pilotos e equipes, graças ao seu traçado desafiador e instalações modernas. O circuito é conhecido por suas elevações abruptas, destacando-se a icônica subida da Curva 1, chamada de “Big Red”, e as curvas 16, 17 e 18, que formam uma sequência tripla para a direita. Esta será a primeira vez em quatro anos que o WEC retorna a Austin, sendo a última corrida realizada em fevereiro de 2020.

Com 5,5 km de extensão e 20 curvas, o COTA promete ser palco de uma corrida eletrizante. O grid contará com 13 fabricantes globais, incluindo as marcas americanas Cadillac, Corvette e Ford. Um total de 18 Hypercars e 18 carros da classe LMGT3 competirão pelo triunfo no tradicional fim de semana do Dia do Trabalho nos EUA.

Lista de inscritos 

Entre os pilotos locais, destaca-se o retorno de Ben Keating, vencedor de categoria no WEC, que pilotará o Ford Mustang LMGT3 da Proton Competition, substituindo Giorgio Roda. Texano de nascimento e empresário de sucesso, Keating já venceu três das últimas quatro corridas da IMSA no COTA, mas adota cautela: “Estou moderando minhas expectativas, mas isso não diminui minha empolgação em dirigir o carro.”

Os outros destaques do WEC

Aliás, outros dois pilotos americanos também estarão na pista: Ian James, da Heart of Racing, com um Aston Martin Vantage AMR LMGT3, e Ryan Hardwick, que compõe a equipe do Porsche 911 GT3 R da Proton Competition.

Com apenas três etapas restantes na temporada (EUA, Japão e Bahrein), a disputa pelo título está acirrada. Após a vitória da Toyota nas 6 Horas de São Paulo, a Porsche lidera o Campeonato Mundial de Fabricantes de Resistência da FIA Hypercar por apenas quatro pontos. A Ferrari, vencedora das 24 Horas de Le Mans, segue próxima na briga.

Na classe LMGT3, a nova categoria para 2024, a competição também está intensa. A equipe Manthey lidera o campeonato graças à consistência. Mas equipes como Team WRT e Heart of Racing ainda têm chances de lutar pelo título nas corridas restantes.

Por fim, as atividades de pista começam na sexta-feira (30 de agosto) com os treinos livres. A qualificação e a Hyperpole acontecem no sábado, enquanto a corrida de 6 horas tem largada marcada para o domingo (1º de setembro).