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Endurance tratado a sério!
WEC – Protótipos a hidrogênio não disputarão toda a temporada de 2028

Os carros movidos a hidrogênio disputarão apenas um calendário limitado de eventos no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) quando forem introduzidos em 2028. Segundo o presidente da ACO, Pierre Fillon, a nova geração de veículos será apresentada inicialmente nas 6 Horas de Spa-Francorchamps e nas 24 Horas de Le Mans, com uma possível aparição adicional em Fuji no final do ano. A mudança foi divulgada nesta quarta-feira, 24.

A decisão de adiar a introdução dos carros a hidrogênio para 2028, junto com a extensão das regras atuais do Hypercar até 2029, ocorreu em Le Mans no início deste ano. Além disso, Fillon explicou que a estreia dos carros a hidrogênio dependerá da prontidão dos fabricantes. “O plano é ter [carros a hidrogênio] em Spa e Le Mans no primeiro ano”, disse Fillon. “Veremos. Dependerá de quantos [dos] fabricantes estiverem prontos.”

Entretanto, Fillon também mencionou a possibilidade de uma terceira corrida no Japão. Em outras palavras, ele destacou a necessidade de colaboração com os países anfitriões para lidar com diferentes regulamentações, especialmente em relação à segurança e à infraestrutura de hidrogênio. “Estamos trabalhando com os bombeiros na França para tornar algo padrão”, afirmou Fillon.

Os planos de protótipos a hidrogênio do WEC

Novo protótipo está em desenvolvimento. (Foto: Divulgação)

A Toyota tem se mostrado a mais interessada entre os atuais fabricantes de hipercarros, mas ainda não firmou um compromisso. Outros fabricantes, como Alpine e BMW, também demonstraram entusiasmo.

Fillon revelou que a ACO e a FIA pretendem formular um conjunto de regras para a nova categoria até o final do ano. “Estamos trabalhando no regulamento de segurança com a FIA”, disse. “Normalmente teremos algo, uma embalagem, até o final de 2024.”

Aliás, o diretor da equipe Toyota, Rob Leupen, reconheceu os desafios para a introdução do hidrogênio. “Falamos sobre muitos problemas e somos muito realistas sobre isso porque você tem que ver que tipo de ambiente você tem e que tipo de infraestrutura você precisa para o hidrogênio”, disse Leupen ao Sportscar365. Ele acrescentou que cada país terá suas próprias regulamentações, embora haja esperança de maior unificação na União Europeia.

Por fim, Leupen afirmou que a Toyota ainda está em um estágio inicial de aprendizado e não tem regulamentações claras, o que torna difícil prever o futuro da categoria. Ele não especificou se a Toyota continuará usando o GR010 Hybrid nas corridas onde os carros a hidrogênio não estiverem presentes na primeira temporada.

“Ainda estamos tateando um pouco no escuro”, disse Leupen. “Primeiro precisamos de um conjunto de regulamentos e precisamos ver quem mais irá aderir ou não.”