WEC poderá ter 37 carros no grid em 2024
Com a chegada de tantos fabricantes na classe Hypercar e na futura classe GT3, quantos carros teremos no grid para o próximo ano no WEC? A FIA/ACO tem enfrentado dificuldades para alocar tantas equipes interessadas, porém, existe um limite.
Durante coletiva de imprensa na manhã deste sábado, 04, que antecedeu as 8 Horas do Bahrein, Pierre Fillon, presidente do Automobile Club de l’Ouest (ACO), divulgou um número de 37 carros.
“O plano é ter 37 carros em 2024 ”, responderam Pierre Fillon e Richard Mille, presidente da Comissão de Endurance da FIA, e Frédéric Lequien, CEO da Le Mans Endurance Management.
“Para reabastecer é necessário ter dois carros em duas garagens diferentes, pois é uma situação injusta se não tiver dois sistemas de abastecimento”.
WEC com 40 carros?
Porém, durante o ano, especulou-se um plantel de 40 carros, porém a ideia foi adiada visto que muitos circuitos precisam de adaptações. “Foi muito complicado”, justificaram. Precisamos de tempo para discutir com as equipes para encontrar uma solução. Porém, a meta é conseguir isso até 2025. Se voltarmos em cinco anos, quem imaginaria que teríamos esse problema?”
Aliás, se o limite de inscrições para toda a temporada do WEC for de 37 (e a divisão entre as duas classes for de 18 a 18 , então a Audi, assim como a Mercedes-AMG, pareceria estar do lado de fora, olhando para dentro. Com a Aston Martin (Prodrive/Heart of Racing), BMW (WRT), Corvette (TF Sport), Ferrari (AF Corse), Ford (Proton Competition), Lamborghini (Iron Lynx), Lexus (ASP), McLaren (United) e Porsche (Manthey) estão todos em busca de duas vagas. Conseguirão?