WEC implementa lastro de compensação para pilotos a partir do Catar

A organização do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC) confirmou nesta terça-feira, 25, a introdução de um novo sistema de lastro de compensação para pilotos, que entrará em vigor na etapa de abertura da temporada, no Catar.

Anunciada antes do início dos treinos livres para a corrida de 1.812 km, a nova regulamentação busca reduzir a desvantagem enfrentada por competidores mais altos e pesados. Para isso, um peso extra será aplicado aos carros cujos pilotos sejam mais leves que a média.

Aliás, o peso o  peso base será de 82 kg para as classes Hypercar e LMGT3. Isso significa que, caso uma equipe tenha um piloto pesando 70 kg, será necessário adicionar 12 kg de lastro ao veículo. O cálculo inclui o peso total do competidor com o kit completo – capacete, dispositivo HANS e inserto do assento –, e a média dos pilotos da equipe será arredondada para o número inteiro mais próximo. Além disso, as variações de peso ao longo da corrida não terão valor.

Os detalhes da normativa do WEC

O lastro extra estará em locais designados, respeitando a distribuição de peso homologada do carro. Para as sessões de qualificação e Hyperpole, a compensação ocorrerá com base apenas nos pilotos que estarão na etapa. Enquanto o lastro geral ocorrerá nas sessões de corrida e treinos.

Todos os pilotos do Hypercar e do LMGT3 passaram por uma pesagem oficial durante o Prólogo da semana passada. No entanto, os delegados técnicos poderão realizar verificações aleatórias até uma hora antes da qualificação. Por fim, caso um competidor apresente um peso inferior ao previamente declarado, ocorrerá uma penalidade adicional de lastro.