WEC Fuji–Toyota vence mais uma.
Corridas de endurance para muitos são lentas e decididas muitas vezes horas antes da bandeirada. Atualmente este conceito não é mais válido. Mesmo com três carros com chances reais de vitória a disputa foi emocionante.
A Toyota que corria em casa não encontrou adversários e mesmo com uma estratégia ousada de paradas (já que gastava mais do que os Audi) duplas sem a troca de pneus acabou superando os Audi em velocidade muitas vezes sacrificando e se arriscando já que os pneus chegavam praticamente na “lona”.
O circuito que é de propriedade da mesma sofreu alterações ao longo dos anos por conta da F1 mas manteve sua bela reta aonde se pode ver inúmeras ultrapassagens e a diferença absurda entre as classes. Também se notou que em velocidade final a Toyota está a frente da rival Audi.
Restou ao time Alemão assistir. O segundo colocado o #2 do trio Lotterer/Tréluyer e Fassler tentaram mas foram prejudicados pela parada nos boxes por conta do toque no Aston Martin da classe GT e logo em seguida terem que voltar ao box por conta de reparos no carro. O terceiro colocado o Audi de Mcnish e Kristensen esboçou uma reação nas primeiras voltas mas foi só. Acabou em terceiro papel mais do que obrigatório visto o carro que possuem.
O destaque entre os pilotos da Toyota sem dúvida foi Kazuki Nakajima que mostrou um ótimo entrosamento com o circuito e carro e fez voltas mágicas ampliando ainda mais a vantagem sob os Audi e faturando a melhor voltar da prova. Entre os P1 privados a vitória ficou com o Lola Rebellion #12 de Neel Jani e Nicolas Prost que faturaram o título da “classe”. Foram seguidos pelo HPD da equipe JRM e Strakka. O outro Rebellion chegou em 7º.
Entre os P2 a vitória ficou com o Nissan da equipe ADR Delta com John Martin e Tor Graves que foram soberanos. Em segundo o #44 HPd da equipe StarWorks e fechando o pódio O OAK da equipe OAK Racing. O título da classe ficou com a equipe StarWorks.
Na classe GTE-Pro uma bela surpresa para os fãs da Porsche com a vitória da equipe Ferbermayr-Proton. Foram seguidos pela Ferrari da AF-Corse e Aston Martin Racing que figurava como um dos postulantes a vencedor mas que foi traído pelo alto consumo de de combustível.
Entre os “amadores” da GTE-AM a Larbre Competition faturou a vitórias seguido pela Ferrari da equipe Krohn e Porsche da Ferbermayr-Proton. A próxima e última corrida acontece no dia 28.10 em Shanghai.
Bien por Toyoyta, segundo triunfo. Esperemos que le den batalla a Audi en Le Mans 2013.
Abrazos!