WEC e ACO definem novas diretrizes para o mundial de Endurance do próximo ano.
No último dia 27 a direção do WEC em parceria com a ACO validaram algumas diretrizes para o mundial de endurance de 2014. Abaixo as novas normas:
Protótipos LMP
A fim de aumentar a competitividade, a partir de 2014 o título de Campeão entre os fabricantes será concedido ao fabricante que marcar o maior número de pontos com os dois carros, e não um, como é atualmente. Um terceiro carro pode ser inscrito mas não será elegível para marcar pontos. Os pontos serão atribuídos aos dois carros mais bem colocados. No entanto, os pilotos do terceiro carro pode marcar pontos em sua própria classificação.
Os regulamentos de 2014 serão ajustados na categoria LMP1 em consideração os novos regulamentos técnicos, que serão implementados na próxima temporada. Além disso, a fim de definir os dois tipos de motores, levando em consideração a nova distinção entre os carros não-híbridos (reservado para equipas privadas) e híbridos (para equipes privadas ou oficias), o primeiro será chamado LMP1-L (Le Mans Prototype 1 – Light) e a último LMP1 – H (Le Mans Prototype 1 – Hybrid).
Em 2014, um mecanismo será implementado para controlar o consumo de combustível dos LMP1. A quantidade, utilizável por volta em todos os casos, será definido com base no circuito de Le Mans, dependendo do motor utilizado. O consumo de combustível será calculado em uma média de três voltas. Se exceder a quantidade atribuída, sanções serão aplicadas, o sistema está atualmente sob estudo.
LMP2: um lembrete: na sexta-feira 20 de setembro uma decisão conjunta foi tomada pela ACO e IMSA em Austin (Texas), confirmando que a categoria permanecerá inalterada até o final da temporada 2016. A entidade reguladora está a trabalhar na redução do número de pneus usados por corrida em 2014.
Categoria LMGTE
As discussões técnicas estão avançando rapidamente sobre a criação de uma nova categoria de GT em 2016. Os princípios de uma convergência entre os LMGTEs atuais e os GT3s FIA foi aprovado pelo ACO e FIA será validado pelos diferentes fabricantes. O objetivo é apresentar os novos regulamentos técnicos, que irão reger as futuras categorias GT (provisoriamente chamado de GT e GT +), no Conselho Mundial do da FIA em junho de 2014 para a implementação da temporada 2016.
A fim de reduzir os custos de funcionamento, os carros da classe LMGTE Am ospneus na próxima temporada serão fornecidos por um único fabricante. A proposta será posta em um futuro próximo.
A próxima reunião da Comissão Endurance da FIA será no dia 24 de outubro, e o Conselho Mundial da FIA no dia 4 de dezembro.