O Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC) revelou a lista de 28 carros que participarão do teste de novatos, marcado para 3 de novembro no Circuito Internacional do Bahrein, logo após o término da temporada. A sessão contará com 13 carros da classe Hypercar e 15 da LMGT3, com equipes optando por uma presença reduzida após as 8 Horas do Bahrein, última corrida do campeonato.
Entre os destaques da classe Hypercar estão pilotos já conhecidos, mas também alguns novos nomes. A equipe Chip Ganassi Racing, por exemplo, inscreveu o Cadillac V-Series.R #2 para Charlie Eastwood e Daniel Juncadella, que terão sua primeira oportunidade de testar o carro. Este será o último teste da equipe antes de o programa ser transferido para a Hertz Team JOTA. Frederik Vesti, confirmado recentemente como piloto da Action Express Racing no IMSA WeatherTech SportsCar Championship, também estará a bordo do Cadillac.
A Ferrari trará seus dois 499Ps de fábrica, com Arthur Leclerc no carro #50 e Thomas Neubauer no #51. Já a Lamborghini terá Jordan Pepper e Franck Perera ao volante do SC63. O jovem piloto de Fórmula 3, Charlie Wurz, filho do bicampeão de Le Mans Alex Wurz, também fará sua estreia na categoria, testando o Porsche 963 da Proton Competition ao lado de Julien Andlauer, recém-confirmado como piloto de fábrica da Porsche para 2025.
Outros destaques dos testes do WEC
A Porsche Penske Motorsport inscreverá apenas o carro #6, que será pilotado por Mathieu Jaminet e Reshad de Gerus. Este último, um dos novatos designados pelo WEC, poderá ainda testar pela Toyota ou Ferrari, dependendo do resultado do campeonato de construtores. A Toyota também contará com apenas um carro no teste, o GR010 Hybrid, que será preparado por Mike Conway antes da estreia de Esteban Masson.
A BMW trará seus dois M Hybrid V8s para o teste, com os novatos Valentino Rossi, Dan Harper e Max Hesse. Estarão sob supervisão dos veteranos Dries Vanthoor e Rene Rast. A Alpine, por sua vez, inscreverá o A424 para Jules Gounon e Victor Martins. Enquanto a Peugeot alinhará seus dois 9X8s, com Theo Pourchaire, Clement Novalak, Paul di Resta e Malthe Jakobsen entre os pilotos.
Na classe LMGT3, nomes de destaque incluem Mattia Drudi no Aston Martin Vantage GT3 Evo da Heart of Racing. Além, de Ben Barnicoat no Lexus RC F GT3 da Akkodis ASP, Michelle Gatting no Porsche 911 GT3 R da Manthey PureRxcing, e Tom Gamble no McLaren 720S GT3 Evo da United Autosports. A participação de Gatting levanta rumores sobre uma possível aliança da Manthey com as Iron Dames para 2025. Ela dividirá o carro com Gillian Henrion e Celia Martin.
Outros pilotos notáveis são Aurelien Panis, filho do ex-piloto de Fórmula 1 Olivier Panis, Alex Sedgwick e Mahaveer Raghunathan. Entretanto, a Hertz Team JOTA e a D’station Racing optaram por não participar do teste, com a última avaliando sua continuidade no WEC para 2025.