WEC: Confira o BoP para as 6 Horas de Spa-Francorchamps

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) divulgou nesta terça-feira, 06, a nova tabela de BoP (Balance of Performance) para a terceira etapa do Campeonato Mundial de Endurance (WEC), que será disputada neste fim de semana no circuito de Spa-Francorchamps. As mudanças impactam praticamente todos os fabricantes da categoria Hypercar e trazem ajustes significativos em peso e potência, especialmente para Ferrari, Toyota e BMW.
A Ferrari, vencedora das duas primeiras etapas da temporada — no Catar e em Ímola —, foi uma das mais afetadas. O 499P teve seu peso mínimo elevado em 12 kg, chegando agora a 1.057 kg, e sofreu uma redução de 19 kW (25,5 cv) na potência base, caindo para 489 kW (656 cv). Apesar disso, o protótipo italiano terá um ganho de potência de 3,7% (18,1 kW) acima do limite de 250 km/h, conforme o novo modelo de distribuição de potência por faixa de velocidade.
Além disso, a Toyota também enfrentou um corte expressivo na potência de seu GR010 Hybrid. O carro japonês perdeu 20 kW (26,8 cv) abaixo dos 250 km/h, ficando com 480 kW (644 cv), e teve um leve aumento de peso: 4 kg a mais, totalizando 1.069 kg. Por outro lado, o modelo recebeu um ganho de 8,3% (39,8 kW) acima do limite de potência, o maior da tabela.
Como é elaborado o BoP do WEC?
A metodologia atualizada do BoP em 2025 leva em consideração dados combinados das dez voltas mais rápidas. Além de 60% das voltas completas das últimas três etapas regulares do WEC: Bahrein 2024, Catar 2025 e Ímola 2025.
Além das líderes, a BMW também sofreu perdas: o M Hybrid V8 teve a potência reduzida em 10 kW (13,4 cv) abaixo de 250 km/h, chegando a 503 kW (675 cv), e recebeu 7 kg extras, subindo para 1.049 kg.
Entre os modelos menos afetados está o Peugeot 9X8, que manteve seu peso mínimo de 1.030 kg e potência máxima de 520 kW (697 cv). O Alpine A424 e o Aston Martin Valkyrie também permanecem no teto de 520 kW, com o A424 ganhando 1 kg (agora com 1.043 kg) e o Valkyrie perdendo 2 kg (1.035 kg), tornando-se o segundo mais leve da classe.
A Cadillac teve seu V-Series.R ajustado para 1.042 kg (1 kg a mais que em Ímola), com queda de potência máxima para 501 kW (672 cv), uma redução de 9 kW (12,1 cv). Alpine, Aston Martin e Peugeot são os únicos que não recebem ganho de potência acima de 250 km/h — com destaque negativo para a Alpine, que sofreu uma redução de 4,4% (22,9 kW) nessa faixa.
LMGT3: Redução de potência atinge quase todos os modelos — menos o Mustang
Na classe LMGT3, as mudanças no BoP atingiram praticamente toda a frota. Todos os modelos perderam potência, com exceção do Ford Mustang GT3, que manteve seus parâmetros inalterados.
Os cortes mais severos foram impostos ao Porsche 911 GT3 R — vencedor da etapa de Ímola — e ao Chevrolet Corvette Z06 GT3.R. Ambos com redução de 5% abaixo do limite de 200 km/h. BMW M4 GT3 e McLaren 720S GT3 Evo também foram afetados, com queda de 4% cada.
BMW e McLaren, aliás, registraram os maiores aumentos de peso da categoria, com acréscimos de 11 kg e 8 kg, respectivamente. O M4 agora pesa 1.346 kg. Enquanto o 720S chega a 1.365 kg — o segundo carro mais pesado do grid. Atrás apenas do Corvette, que caiu 2 kg e agora pesa 1.370 kg.
Na outra ponta, o Aston Martin Vantage GT3 Evo perdeu 10 kg e está com 1.345 kg. Enquanto a Ferrari 296 GT3 está 7 kg mais leve, passando a 1.342 kg. O Mustang segue como o carro mais leve da LMGT3, com 1.332 kg — três a menos que o Porsche, que teve redução de apenas 1 kg.
Aliás, considerando o Success Handicap, o carro mais pesado do fim de semana será o Corvette nº 33 da TF Sport, com 1.406 kg. Em seguida vêm o McLaren nº 59 da United Autosports (1.383 kg) e o Lexus RC F GT3 nº 78 da Akkodis ASP (1.372 kg). O Lexus, aliás, foi o único carro a manter o peso base em 1.354 kg. Mas teve o ângulo máximo da asa traseira reduzido de 11 para 9 graus.
Por fim, a tabela completa com os valores de BoP e os handicaps de sucesso para as 6 Horas de Spa-Francorchamps do WEC segue abaixo: