A organização do Mundial de Endurance divulgou nesta segunda-feira, 27, a lista de equipes que farão parte da temporada 2024 do WEC. Serão 37 carros, 19 na classe Hypercar e 18 na classe LMGT3.
O #37 carros é o número máximo de vagas disponíveis para a temporada, de acordo com comentários feitos anteriormente pelo CEO do WEC, Frederic Lequien, que iWEC – Confira a lista de incritos para a temporada 2024ndicou que o espaço limitado nos boxes na estreia de Imola e no retorno do Circuito das Américas foi o principal fator na determinação do número de inscrições.
O grid da temporada passada teve uma inscrição completa de 38 carros, embora essa inscrição ainda incluísse a classe LMP2, que foi abandonada para a campanha de 2024.
A classe Hypercar teve um crescimento significativo a partir do já recorde grid de 13 carros que atraiu para a temporada de 2023, graças à adição da BMW, Isotta Fraschini, Alpine e Lamborghini, bem como de um segundo cliente do Porsche 963 para a Hertz Team JOTA. Além de uma terceira Ferrari 499P.
A Floyd Vanwall Racing Team saiu do grid após uma única temporada, enquanto a Glickenhaus Racing também não retornará depois de encerrar seu programa 007 Pipo LMH após três anos.
A BMW M Team WRT tem os pilotos Dries Vanthoor e Sheldon van der Linde nomeados como os primeiros pilotos a bordo em seus dois BMW M Hybrid V8s, enquanto Mirko Bortolotti está pronto para correr com o Lamborghini SC63 #63 após uma temporada completa na classe LMP2.
Isotta sem a Vector
Bortolotti fará parceria com o Daniil Kvyat previamente confirmado a bordo do protótipo equipado com Ligier. A Isotta confirmou dois dos três pilotos a bordo do seu #11 Tipo 6 LMH Competizione, com o piloto de testes e desenvolvimento Jean-Karl Vernay acompanhado pelo campeão europeu Le Mans Series LMP3 Alejandro Garcia.
A fabricante italiana entrará em sua temporada de estreia no campeonato sem a Vector Sport. Que anunciou nesta segunda-feira que não está mais envolvida com o programa.
Outros destaques na classe Hypercar do WEC
A Porsche Penske Motorsport fez uma mudança notável em sua escalação de pilotos a bordo do Porsche 963 #5. Com Dane Cameron não retornando e sendo substituído pelo piloto australiano Matt Campbell. Assim, Campbell se juntará a Michael Christensen e Fred Makowiecki. Enquanto Kevin Estre, Andre Lotterer e Laurens Vanthoor retornarão ao #6.
A JOTA, por sua vez, confirmou Will Stevens e Oliver Rasmussen a bordo de seus dois Porsche LMDh, com Harry Tincknell continuando com #99 da Proton Competition.
Os atuais campeões Toyota Gazoo Racing retornam com seus dois GR010 Hybrids, apresentando o recém-confirmado Nyck de Vries a bordo do carro #7 em uma linha inalterada.
A Ferrari listou Antonio Fuoco e Alessandro Pier Guidi como os dois primeiros pilotos a bordo dos dois 499P de fábrica, enquanto o carro #83 será pilotado pelo recém-contratado Roberto Kubica.
Earl Bamber e Alex Lynn devem continuar a bordo do segundo Cadillac V-Series.R e serão acompanhados por um terceiro piloto ainda a ser confirmado depois da saída Richard Westbrook da Chip Ganassi Racing.
Nove fabricantes confirmados na classe LMGT3
O grid da classe LMGT3 terá 18 de nove fabricantes, com McLaren, Lamborghini e Lexus prontos para ingressar no campeonato pela primeira vez.
A eles se juntarão Aston Martin, BMW, Chevrolet, Ferrari, Ford e Porsche. Audi e Mercedes-AMG, que manifestaram interesse em ingressar na classe, não conseguiram inscrição.
A dupla de 720S GT3 Evos da McLaren será comandada pela United Autosports. Eles terão ovencedor da European Le Mans Series, Marino Sato. Além do ex-piloto de monopostos Gregoire Saucy como os dois primeiros confirmados motoristas.
Além disso, a Iron Lynx combinará sua entrada no Lamborghini Hypercar com a execução de um par de Lamborghini Huracan GT3 EVO2s. Com Claudio Schiavoni confirmado a bordo do carro #60, enquanto Michelle Gatting está confirmado para guiar a máquina #85 Iron Dames.
A Akkodis ASP Team colocará em campo um par de Lexus RC F GT3. Para Jose Maria Lopez e Kelvin van der Linde confirmados anteriormente como os dois pilotos profissionais. A lenda do MotoGP, Valentino Rossi, fará a sua estreia no WEC como o primeiro piloto confirmado a bordo do BMW M4 GT3 #46 da equipe WRT.
A Proton Competition apresenta dois dos novos Ford Mustang GT3 para 2024 para Ben Barker e o campeão europeu do Le Mans Series, Ryan Hardwick. Os recém-nomeados pilotos de fábrica da Corvette Racing, Charlie Eastwood e Daniel Juncadella, pilotarão a dupla TF Sport Chevrolet com Corvette Z06 GT3.Rs.
As demais equipes do WEC
Além disso, duas vagas de entrada da Aston Martin foram dadas para The Heart of Racing e D’station Racing. Com cada equipe preparada para pilotar um único Aston Martin Vantage GT3 atualizado.
O chefe da equipe Heart of Racing, Ian James, será o piloto com classificação Bronze a bordo do #27 da Heart of Racing. Enquanto o piloto de fábrica da Aston Martin, Marco Sorensen, foi confirmado a bordo do carro #777 da D’station.
O campeão da GTWC Europe Bronze Cup, Alex Malykhin, também fará sua estreia no WEC. Como parte de uma parceria entre Manthey Racing e Pure Rxcing, com Malykhin acompanhado a bordo do Porsche 911 GT3 R #92 por Joel Sturm e Klaus Bachler. Richard Lietz, por sua vez, pilotará o Porsche #91 da Manthey EMA.
Por fim, a AF Corse confirmou a programação completa das duas Ferrari 296 GT3. Com Thomas Flohr e Francesco Castellacci prontos para continuar sua parceria de longa data a bordo do carro #54 ao lado de Davide Rigon. Enquanto François Heriau, Simon Mann e Alessio Rovera se unem a bordo da máquina irmã #55.
Pingback: Isotta Fraschini rompe a parceria com a Vector para a temporada 2024 do WEC - bongasat.com.br
Pingback: Vanwall saiu do WEC por conta do fraco desempenho, afirma CEO do Mundial - bongasat.com.br