WEC chega à Itália com disputas pelos títulos das três classes
O Campeonato Mundial de Endurance visitará o lendário Autódromo Nazionale di Monza no final desta semana para as 6 Horas de Monza. Assim, estarão em jogo os títulos das três categorias do WEC.
Inicialmente, com a Ferrari vencendo a quarta rodada do FIA WEC, as 24 Horas de Le Mans, a disputa da classe hypercar se intensificou com a Ferrari se aproximando da líder da categoria Toyota, que agora está apenas 18 pontos à frente na classificação geral.
No entanto, a luta pelo título da classe LMP2 está ainda mais próxima, já que apenas quatro pontos separam o Team WRT e os recentes vencedores de Le Mans, Inter Europol Competition.
Trinta e seis carros enfrentarão os 5,793 quilômetros do Autódromo Nazionale di Monza, famoso por suas longas retas de alta velocidade, onde os hypercars atingem velocidades na região de 318 km/h e quase 60% da volta é percorrida com um acelerador totalmente aberto. Durante cada passagem pelo circuito, os pilotos dos Hypercars mudarão de marcha 36 vezes.
Aliás, a prova marca a primeira vez que o Ferrari 499P competirá em Monza e juntamente com a enfática vitória da Ferrari nas recentes 24 Horas de Le Mans, o ‘Tifosi’ estará em vigor ainda esta semana! Além disso, 12 dos 108 pilotos que competirão em Monza serão italianos e há seis Ferraris na lista de inscritos (duas Ferrari 499P Hypercars e quatro Ferrari 488 GTE Evos).
Chegada da Proton Competition no WEC
A classe hypercars para Monza será igual ao mesmo número vistos em Spa-Francorchamps com um total de 13 inscritos. O Cadillac extra de Spa será substituído por uma entrada totalmente nova: o Porsche 963 da Proton Competition.
O #99 da Proton Competition elevará a contagem total de Porsche 963 para quatro, juntando-se aos dois carros Porsche Penske Motorsport de fábrica (#5 e #6), bem como ao Porsche da Hertz Team JOTA. Dirigindo o novo Proton estará o piloto da casa, nascido em Roma, Gianmaria Bruni, duas vezes campeão mundial LMGTE Pro. Bruni terá a companhia do campeão mundial FIA WEC de 2016, Neel Jani, e do bicampeão da classe Le Mans, Harry Tincknell. A equipe viajará para Monza sem testar o carro, então usará a etapa italiana do WEC como uma chance de se familiarizar com o novo maquinário.
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Haverá mais três pilotos italianos na categoria Hypercar, todos correrão pela Ferrari AF Corse. Antonio Fuoco, que garantiu a pole em duas ocasiões já nesta temporada, vai competir no #50 da Ferrari 499P. Os compatriotas Alessandro Pier Guidi e Antonio Giovinazzi pilotarão carro irmão #51. A mesma máquina que fez sua memorável vitória em Le Mans ao lado do britânico James Calado no mês passado.
A Toyota Gazoo Racing e seu par de Toyota GR010 Hybrid Hypercars já venceram três das quatro corridas do WEC nesta temporada, mas depois de uma derrota estreita em Le Mans, a equipe japonesa estará ansiosa para retomar a luta pelo título de 2023 com outra vitória.
Entre os pilotos, é a tripulação do\#8 Toyota (Sébastien Buemi, Brendon Hartley, Ryō Hirakawa) que tem uma pequena vantagem de 15 pontos sobre o #51 da Ferrari.
Atrás da Toyota e da Ferrari, a Cadillac confirmou sua posição como a terceira força no campo dos hipercarros. Um grande trunfo do V-Series.R, sua confiabilidade fez com que a marca conquistasse dois pódios no WEC já nesta temporada. Na classificação dos pilotos, o carro #2 dirigido por Alex Lynn, Earl Bamber e Richard Westbrook, estão atualmente em terceiro lugar. Com 12 pontos atrás da Ferrari.
Demais equipes
Depois de uma forte exibição em Le Mans no mês passado, que viu o fabricante francês liderar a corrida, a Peugeot estará na Itália com dois de seus Peugeot 9X8. A equipe está em quinto lugar na classificação, 19 pontos atrás da Porsche, que ocupa a quarta colocação.
A Glickenhaus Racing, tentará replicar seu forte desempenho de Monza no ano passado com #708 Glickenhaus 007. Dirigido por Romain Dumas, Olivier Pla e Nathanael Berthon. Completando a lista de inscritos no Hypercar, estará a Floyd Vanwall Racing, onde Tristan Vautier substituiu Tom Dillmann no Vanwall Vandervell 680.
Disputas nas classes LMP2 e GTE-Am
Já na classe LMP2, o apoio da casa será forte para a Prema Racing, da bandeira italiana, e seu piloto residente, Andrea Caldarelli. Que foi convocado para substituir Mirko Bortolotti nesta corrida. Outras mudanças no LMP2 incluem a substituição de Giedo Van der Garde e Ben Hanley pelos pilotos regulares da United Autosport, Felipe Albuquerque e Tom Blomqvist. Que estão na corrida da IMSA.
Apenas quatro pontos dividem os dois primeiros colocados na classe LMP2 para Monza com o Team WRT liderando a Inter Europol Competition em segundo lugar. A United Autosports está em terceiro lugar, 20 pontos atrás dos líderes da categoria WRT.
Enquanto isso, a Corvette Racing lidera na classe GTE-Am com a equipe acumulando 133 pontos até agora (graças a três vitórias e um segundo lugar). A batalha pelo segundo e terceiro lugares, no entanto, está muito mais próxima, com apenas três pontos separando o segundo colocado ORT por TF e a equipe feminina de Iron Dames na terceira posição.
Além disso, mudanças na classe GTE-Am incluem Efrin Castro e Guilherme Moura de Oliveira dirigindo no Porsche da Protect 1. Mais Julien Piguet no #21 da AF Corse. Enquanto isso, no carro #57 da Kessel Racing, Daniel Serra será substituído pelo japonês Kei Cozzolino.
Finalmente, a Northwest AMR ficará de fora desta corrida. Mas tem a intenção de retornar para o WEC 6 Horas de Fuji no início de setembro. São sete pilotos italianos competindo no GTE Am (Francesco Castellacci; Davide Rigon; Matteo Cairoli; Claudio Schiavoni; Matteo Cressoni; Alessio Rovera e Riccardo Pera).
A etapa de Monza do WEC será transmitida no Brasil pelo Bandsports: Na TV: Domingo 7:00h às 7:45h / 8:45h às 10:00h / 11:00h às 13:00h No Youtube. Na íntegra pelo canal @esportenaband noYoutube.