WEC: António Félix da Costa lidera teste de estreantes no Bahrein com Alpine
António Félix da Costa foi o mais rápido no teste de estreantes do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC), realizado neste domingo, 09, no Circuito Internacional do Bahrein. O português, que recentemente foi anunciado como novo piloto da Alpine Endurance Team, marcou o melhor tempo da jornada ao registrar 1min49s214 com o Alpine A424 #36.
Da Costa superou o companheiro de equipe Fred Makowiecki por 0s159 na sessão da tarde. O francês havia obtido seu tempo pela manhã, em um período marcado por uma interrupção após o incêndio do Lexus RC F GT3 #78 da equipe Akkodis ASP, pilotado por Tom van Rompuy. O carro parou próximo à linha de chegada e foi rapidamente consumido pelas chamas, mas o piloto belga escapou ileso, segundo confirmou um porta-voz do WEC.
Nesse sentido, o Peugeot 9X8 #93, conduzido por Nick Cassidy, foi o terceiro mais rápido do dia e o segundo da sessão vespertina. O neozelandês completou sua primeira atividade cronometrada oficial em um Hypercar, antes de sua estreia completa na categoria em 2026 com a Peugeot Sport.
Logo atrás, Marco Sorensen colocou o Aston Martin Valkyrie #009 da Heart of Racing em quarto lugar, seguido por Lilou Wadoux, que brilhou ao marcar o melhor tempo entre as Ferraris 499P com o carro #51 da AF Corse, equipe campeã mundial.
Outros destaques
Na BMW, Charles Weerts foi o estreante mais veloz com o M Hybrid V8 #20 da equipe WRT. Ficando a menos de um segundo do tempo de Da Costa. Kelvin van der Linde e Ollie Gray também estrearam na categoria, com Gray completando sua melhor volta em 1min50s599 a bordo da Ferrari #50.
Além disso, outros nomes de destaque incluíram Dorian Boccolacci (Porsche 963 #99, Proton Competition). Além de Sacha Fenestraz (Toyota GR010 Hybrid #7) e Ben Barnicoat, que fez sua segunda aparição com um Hypercar. Ricky Taylor e Jack Aitken, ambos pilotos da Hertz Team JOTA no IMSA, dividiram os dois Cadillac V-Series.R em testes privados.
David lidera entre os estreantes da LMGT3
Na nova categoria LMGT3, o francês Hadrien David foi o destaque com o Lexus RC F GT3 #87 da Akkodis ASP, ao registrar 2min01s801. Ele superou Tom Fleming, do Porsche 911 GT3 R #92 da Manthey EM. Além de Nicola Lacorte, da Ferrari 296 GT3 #54 da Vista AF Corse, que completaram o top 3.
Aliás, o ex-piloto de Fórmula 1 Logan Sargeant ficou em quarto lugar com o Ford Mustang GT3 #77 da Proton Competition. Seguido por Matias Zagazeta, da Ferrari #21, que fechou o grupo dos cinco primeiros.
Parker Thompson foi o sexto com o BMW M4 GT3 EVO #69 da Team WRT, logo à frente de Eric Powell, competidor da GT World Challenge America, que guiou o Proton Mustang GT3 #88. A sessão da tarde teve ainda uma breve bandeira vermelha após um incidente envolvendo Zagazeta.
Com o encerramento do teste de estreantes, o FIA WEC dá início à preparação para a temporada 2026. Que contará com novos regulamentos técnicos e o retorno da Alpine e da Lexus em suas novas configurações de fábrica.
