WEC: Alpine recebe aumento de potência no BoP para Fuji; Ford Mustang ganha peso

O Alpine A424 recebeu um aumento de potência de 6 kW, alcançando 512 kW para a penúltima etapa da temporada do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC), conforme boletim técnico divulgado nesta segunda-feira. A atualização faz parte dos ajustes de Balance of Performance (BoP) que também impactaram outros carros da categoria Hypercar e LMGT3 para a corrida de Fuji, no Japão. O documento foi divulgado nesta segunda-feira, 22.
Após a etapa chuvosa no Circuito das Américas (COTA), os dados daquela prova não foram considerados no cálculo do BoP. Em vez disso, os ajustes foram baseados no desempenho registrado em Ímola, Spa-Francorchamps e São Paulo.
Ajustes no BoP da classe Hypercar
Além do ganho da Alpine, o BMW M Hybrid V8 e o Porsche 963 receberam acréscimos modestos de 2 kW, enquanto o Cadillac V-Series.R e o Toyota GR010 Hybrid tiveram reduções de 1 kW cada. Já os níveis de potência do Aston Martin Valkyrie, da Ferrari 499P e do Peugeot 9X8 permaneceram inalterados.
Nos pesos mínimos, não houve mudanças: Aston Martin e Peugeot seguem com 1.030 kg, enquanto Toyota e Ferrari continuam como os mais pesados da categoria, com 1.069 kg.
Houve ainda modificações nos valores de ganho de potência acima de 250 km/h, com destaque para a Peugeot, que obteve aumento de 2,5%. Cadillac, Alpine, BMW, Toyota e Ferrari tiveram ajustes de até 1%, enquanto Aston Martin e Porsche permaneceram estáveis.
Ford Mustang GT3 é o destaque no BoP da LMGT3
Na classe LMGT3, as alterações foram mais significativas, principalmente no quesito peso. O Ford Mustang GT3, que largou da pole em COTA, recebeu um acréscimo de 15 kg, totalizando 1.349 kg. Isso o coloca como o terceiro carro mais pesado da categoria, atrás apenas do Ferrari 296 GT3 (1.358 kg, +4 kg) e do Lexus RC F GT3 (1.354 kg, inalterado).
Outros modelos tiveram ajustes: o BMW M4 GT3 EVO ganhou 8 kg (1.340 kg). Além disso, o Chevrolet Corvette Z06 GT3.R recebeu 3 kg adicionais (1.338 kg). Na direção oposta, o Aston Martin Vantage GT3 Evo perdeu 5 kg, ficando em 1.339 kg.
Os carros da Lexus, McLaren, Mercedes-AMG e Porsche não tiveram mudanças de peso. No desempenho, o BMW ganhou 1% de potência abaixo dos 200 km/h. Enquanto todos os modelos receberam ajustes no segundo estágio, com destaque para a Aston Martin, que sofreu redução de 1,7%.