A Toyota celebrou uma vitória triunfante nas 6 Horas de São Paulo, realizada no último domingo,14, graças a uma estratégia de pneus cuidadosamente elaborada. David Floury, diretor técnico da Toyota Gazoo Racing, destacou a importância do gerenciamento de pneus na conquista.
O Toyota GR010 Hybrid #8, pilotado por Brendon Hartley, Ryo Hirakawa e Sebastien Buemi, dominou a quinta etapa da temporada do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC). A equipe optou pelo uso exclusivo do composto médio da Michelin ao longo da corrida, enquanto outros fabricantes de Hypercar alternaram entre pneus médios e duros.
“Testamos a pista quando estava mais quente no FP2, o que nos deu uma boa perspectiva antes da corrida”, explicou Floury ao site Sportsca365.com. “Trabalhamos na configuração para fazer o composto médio funcionar e ser consistente. A estratégia e o gerenciamento de pneus foram essenciais hoje.”
A vitória do Toyota #8 foi assegurada com uma vantagem de mais de um minuto sobre o Porsche 963 #6, que ficou em segundo lugar. Floury comentou sobre as combinações exóticas de pneus usadas por outras equipes e ressaltou a eficácia da estratégia da Toyota.
Toyota: Vitória e problemas
O resultado poderia ter sido ainda melhor para a Toyota, não fossem os problemas de pressão de combustível enfrentados pelo carro #7, que largou na pole position. Esses problemas resultaram em um longo pit stop na terceira hora da corrida para substituir a caixa de controle.
“O carro #7 foi o mais rápido dos dois Toyotas, graças à configuração e ao gerenciamento dos pneus”, admitiu Floury. “É gratificante vencer, especialmente depois de Le Mans. Gostaríamos de ter conseguido um 1-2, mas ainda assim, é um bom resultado.”
Aliás, Mike Conway, piloto do carro #7, descreveu o revés enfrentado durante a corrida. “Comecei a perder potência em algumas curvas”, disse Conway. “Na volta de entrada, houve uma grande perda de potência na saída da Curva 2 e nunca mais acelerou direito depois disso. Acho que tudo se resumiu a uma questão de combustível.”
Por fim, Brendon Hartley também comentou sobre a corrida desafiadora, destacando o gerenciamento de pneus durante seu primeiro turno. “Decidimos fazer o turno duplo diretamente no começo”, explicou Hartley. “Mas o carro #7 estava voando e tinha menos desgaste. Eu bati em uma parede e perdi 2-3 segundos por volta no segundo stint. Apesar dos desafios, tivemos uma corrida sem problemas e fizemos um bom trabalho ao levar o prêmio para casa.”