Wayne Taylor considera disputar IMSA e WEC simultaneamente em 2026

Wayne Taylor, chefe da equipe Wayne Taylor Racing (WTR), revelou que estuda a possibilidade de competir simultaneamente no IMSA WeatherTech SportsCar Championship e no FIA World Endurance Championship (WEC) a partir da temporada 2026. A ideia seria dividir um Cadillac V-Series.R entre as duas categorias, ampliando o escopo internacional do time.
A declaração foi feita durante uma coletiva via Zoom promovida pela IMSA como prévia para a participação da equipe nas 24 Horas de Le Mans deste ano. Taylor afirmou que a proposta ainda não foi oficialmente discutida com os parceiros ou pilotos da equipe, mas que vem amadurecendo o plano.
“Nos últimos dias, comecei a pensar: e se colocássemos um carro no WEC no ano que vem e outro na América? Isso é algo que me empolga”, disse o dirigente. “Sei que pode não agradar os pilotos, mas nossa paixão é correr e vencer.”
Os planos da Wayne Taylor Racing
A possível expansão surge em meio a um início de temporada difícil para a WTR, que retornou ao programa oficial da Cadillac no IMSA e, após quatro etapas, soma apenas um resultado entre os cinco primeiros colocados.
“Tem sido um ano terrível até agora. Não estamos acostumados com isso. Trabalhamos duro para este retorno com a GM, especialmente com o Eric Warren, e eu estava mais animado do que nunca para esta temporada”, desabafou Taylor. “Mas precisamos manter o foco e tentar recuperar nosso desempenho a partir de Detroit.”
Aliás, o dirigente também destacou que a experiência acumulada pelas equipes do WEC em corridas como Le Mans pode beneficiar a operação da WTR. “Algumas pequenas coisas que você aprende no WEC naturalmente ajudam em Le Mans. Le Mans é muito importante para a GM e a Cadillac. Temos uma grande oportunidade este ano”, completou.
Taylor fez questão de lembrar que mantém uma relação próxima com a equipe britânica JOTA, que compete no WEC com um Cadillac. “Somos bons amigos da JOTA. O Ricky (Taylor) correu com eles duas vezes, e eles trabalharam conosco durante um ano em Daytona. Mas na pista, cada um está por si.”
Expectativa por reação na temporada 2025 da IMSA
Além da perspectiva de correr em dois campeonatos, Taylor também comentou sobre o momento difícil da equipe no IMSA. O recente Monterey SportsCar Championship, disputado sem bandeiras amarelas, escancarou a diferença de performance: apenas os carros da Porsche Penske e da BMW RLL completaram a prova na volta do líder.
“Você já viu uma corrida de duas horas e meia em que todos foram ultrapassados, exceto três? Mesmo sem erros nos pit stops, ficamos para trás”, afirmou. “Tivemos um problema com a temperatura dos pneus, mas mesmo sem isso, provavelmente terminaríamos uma volta atrás.”
Por fim, apesar das dificuldades, Taylor acredita em uma retomada. “Todos na equipe estão trabalhando duro para voltar à velocidade que tínhamos. Precisamos estar de volta à frente do grid.”