Vanwall Racing aguarda aprovação para inscrição no WEC 2025 com carro revisado
O chefe da Vanwall Racing, Colin Kolles, afirmou que o “tempo está se esgotando” para a equipe garantir uma inscrição para o Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) de 2025. A escuderia pretende competir com uma versão significativamente revisada do seu Vandervell 680 Le Mans Hypercar.
A Vanwall, que esteve ausente do grid em 2024, viu sua inscrição para a temporada anterior ser negada, após a tentativa de alinhar o Vandervell LMH equipado com motor Pipo Moteurs — substituindo o motor Gibson, utilizado em 2023. Desde então, a equipe vem trabalhando em uma atualização do carro, com o objetivo de retornar à competição no próximo ano, pendente da aprovação do Comitê de Seleção do WEC.
Além disso, em agosto, imagens do carro revisado foram divulgadas, mostrando-o em testes no Catesby Tunnel Vehicle Test Facility, no Reino Unido, com o piloto Tristan Vautier ao volante. Apesar do progresso, Kolles revelou em entrevista ao Sportscar365 que os testes foram suspensos até que a equipe receba a confirmação oficial da inscrição para 2025.
“Minha avaliação pessoal é que a decisão [de negar a inscrição para 2024] foi equivocada”, afirmou Kolles. Ele destacou que outras marcas, como Isotta Fraschini, já deixaram a competição, e que “alguns outros estão lutando”. Kolles enfatizou que a Vanwall está pronta para alinhar dois carros no grid, mas alertou que o tempo para a decisão está acabando.
“Queremos ser bem-vindos. Mas é uma decisão deles. Temos um Plano A e B, mas em ambos os planos o carro estará correndo”, garantiu o chefe da equipe.
As novidades da Vanwall Racing
Aliás, Kolles também ressaltou que busca um compromisso de longo prazo para a permanência da Vanwall no WEC. Ele alertou que um retorno de apenas uma temporada não seria suficiente, mencionando a possibilidade de a Hyundai ingressar no campeonato e ocupar espaços no grid.
Os testes divulgados, segundo Kolles, ocorreram com a versão de pista do carro, que conta com nova aerodinâmica. A versão definitiva para o WEC ainda não foi à pista, mas passará por mudanças significativas em relação ao modelo atual.
A reformulação do Vandervell 680 foi impulsionada pela troca do motor Gibson para o V8 biturbo de 3,5 litros da Pipo Moteurs. O mesmo que impulsionava o Glickenhaus 007 LMH. Kolles descreveu o novo modelo como “95% diferente” do original, com mudanças que incluem nova suspensão, freios, direção, sistema de arrefecimento, entre outros componentes.
“Nossa opinião é que tínhamos um bom chassi em 2023, mas faltavam 60 kW de potência. Com as últimas modificações, estamos confiantes de que podemos ser competitivos”, afirmou Kolles.
Além de Tristan Vautier, a Vanwall mantém vínculos com os pilotos Esteban Guerrieri e João Paulo de Oliveira. Que competiram pela equipe no WEC em 2023. Kolles afirma que terá um novo piloto, cuja identidade segue em sigilo.