Vanwall busca um recomeço no WEC

Desistir jamais. Este é o lema da Vanwall  que está ausente do WEC neste ano, pois segundo a categoria, o Vandervell 680 não tinha potência suficiente para brigar com os demais Hypercars.

De acordo com o site Motorsport.com, Colin Kolles trabalha em atualizações para deixar o protótipo competitivo frente aos demais concorrentes. Assim,  a equipe está trabalhando em diversas mudanças, principalmente a mudança anunciada em novembro passado para o motor francês Pipo, que anteriormente equipava o Glickenhaus.

Além disso, o V8 turbo de 3,5 litros tem como objetivo resolver muitos dos problemas de desempenho que Vanwall encontrou no ano passado, quando sua máquina usou o V8 Gibson de 4,5 litros naturalmente aspirado, mas não conseguiu tirar o melhor proveito dele.

Segundo Colin Kolles, o déficit de potência foi então estimado em 60 kW, ou pouco mais de 80 cv. Contudo, esta mudança de motor é obviamente acompanhada de modificações gerais do Hypercar, que manterá no entanto o seu monocoque original, evitando assim a necessidade de repetir os testes de colisão obrigatórios.

Por outro lado, os elementos periféricos sofrerão alterações significativas, nomeadamente para promover o arrefecimento do novo bloco. Os escapamentos também serão adaptados e tudo isso terá impacto na carroceria do Vandervell 680 e na sua aerodinâmica, que será ao mesmo tempo otimizada para melhor corresponder à janela de desempenho almejada. 

O novo motor também está acoplado a uma nova caixa de câmbio, com sete velocidades em vez das seis anteriores, o que leva a uma revisão da eletrônica e dos componentes de hardware relacionados. A Vanwall poderá assim beneficiar das mais recentes especificações da unidade de controle fornecida pela Cosworth.

Vanwall e mais mudanças para voltar ao WEC

Hypercar sofrerá profundas mudanças. (Foto: Divulgação)

Como prova da dimensão das mudanças, a equipe planeja a introdução de um sistema de travagem Brake-by-Wire. Com o objetivo de proporcionar mais estabilidade nas zonas de frenagem.

As especificações dos discos e pastilhas de freio mudarão, assim como o resfriamento de todos esses elementos. A nível puramente mecânico, o sistema de direção terá mudanças, em ligação com uma nova geometria de suspensão. Desta vez para implementar as lições aprendidas durante a temporada de 2023. 

Por fim, Colin Kolles indica que a nova versão do Vandervell 680 está atualmente em construção e que sua primeira execução não demorará. Será então necessário convencer a organização do WEC.Já que a regra de dois carros por equipe valerá a partir de 2025.