bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Toyota vence as 6 Horas de Fuji e conquista o título de construtores

A Toyota conquistou neste domingo,10, o título da temporada 2023 do Mundial de Endurance, que aconteceu no circuito de Fuji, no Japão. A prova foi marcada por uma batalha intensa entre a Toyota e os protótipos da Porsche. 

O Porsche da Penske Motorsport #6, liderou quase dois terços da corrida, sendo superado pelo Toyota #7 de Kamui Kobayashi, Mike Conway e Jose Maria Lopez mantiveram vivas as esperanças de título com a quarta vitória do trio na temporada. 

Assim, Kobayashi cruzou a linha de chegada 31,119 segundos à frente do #8 Toyota de Brendon Hartley. Com a dobradinha, a Toyota conquistou o título de construtores do WEC com uma corrida de antecedência.  

A escalada da Toyota em Fuji

Isso aconteceu apesar do Porsche #6 de Laurens Vanthoor, Kevin Estre e Andre Lotterer terem liderado nas primeiras 3 horas e 58 minutos da corrida. Até que o carro #8 de Ryo Hirakawa assumiu o primeiro lugar momentos antes do pit stop de Estre com pouco mais de duas horas para o término da prova. 

Uma troca de posição entre os dois Toyotas faltando 1 hora e 38 minutos para o final colocou Kobayashi na frente e a caminho da sexta vitória consecutiva da Toyota no evento.

Hartley teve dificuldades no último stint duplo do Toyota #8, com Lotterer chegando a nove segundos do Kiwi para completar o pódio no Porsche, que fez um primeiro pit stop antecipado devido a um problema de combustível e também teve um problema relatado de mudança de marcha na segunda hora de Estre ao volante. 

Além disso, a dupla da Ferrari terminou em quarto e quinto lugar, mantendo vivo a briga pelo título do campeonato de pilotos. 

Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen ficaram em quarto lugar, com a Ferrari #51 de Antonio Giovinazzi, Alessandro Pier Guidi e James Calado, completando os cinco primeiros. Com o resultado, eles ficaram  31 pontos atrás dos líderes Hartley, Hirakawa e Sebastien Buemi.

Resultado final

As colisões

O Porsche 963 #38 da equipe JOTA foi o sexto, recuperando-se de uma penalidade para Antonio Felix da Costa após bater no carro da equipe que corre na classe LMP2, de David Heinemeier Hansson no final da primeira hora

A equipe privada da Porsche terminou à frente de ambos os Peugeot 9X8 de fábrica, incluindo #93 que enfrentou problemas hidráulicos na hora final.

Entretanto, o Porsche #99 da Proton Competition ficou em nono após vários percalços com um cinto de segurança com defeito. Enquanto o Cadillac V-Series.R #2 da Chip Ganassi Racing também passou um tempo na garagem depois de perder a roda dianteira esquerda enquanto estava nas mãos de Earl Bamber, entre outros contratempos.

Por fim, enquanto o Vanwall foi para os boxes na hora final com um vazamento de fluido. O #5 da Porsche terminou mais de 40 voltas atrás devido a problemas uma direção hidráulica. Além de outros problemas técnicos após um furo no pneu da primeira volta, após o contato com outro carro

WRT e AF Corse conquistam vitórias

Na classe LMP2, a equipe WRT se aproximou de garantir o título com o #41 de Louis Deletraz, Robert Kubica e Rui Andrade. Conquistando sua segunda vitória na classe da temporada.

Kubica terminou 1 minuto e 7 segundos à frente do #22 da United Autosports. De Filipe Albuquerque, que passou pelo #31 WRT de Robin Frijns a duas voltas do fim. Depois de os dois colidiram enquanto lutavam pela posição a dez minutos do fim. Não houve punição. 

Nisso, o #23 da United ficou em quarto lugar na classe, à frente da Alpine. A Inter Europol Competition, que entrou no fim de semana como o adversário mais próximo do carro #41 da WRT, foi classificada em nono lugar na classe.

Ferrari vence na classe GTE

Na classe GTE-Am, a vitória foi da Ferrari #54 da AF de Davide Rigon, Francesco Castellacci e Thomas Flohr. Após vários contratempos e penalidades para os campeões da classe, a Corvette Racing.

Assim, Rigon terminou 19,020 segundos à frente do estreante de Ritomo Miyata na Ferrari #57 da Kessel Racing. Dando a Castellacci e Flohr sua primeira vitória no campeonato desde Fuji 2017.

Contudo, o Corvette que largou da pole, chegou em terceiro depois de receber uma penalidade de 30 segundos por contato evitável entre Ben Keating e Flohr na terceira hora. O que também levou a equipe a ser forçada a substituir a porta do lado direito devido a um sistema de luz líder quebrado.

Finalizando, uma penalidade de dez segundos foi adicionada à parada final do carro devido ao contato com o Porsche #86 da GR Racing na quinta hora. Keating, Nico Varrone e Nicky Catsburg completaram a corrida fazendo uma parada regular a menos do que seus concorrentes.

 

 

 

 

2 comentários sobre “Toyota vence as 6 Horas de Fuji e conquista o título de construtores

Comentários estão encerrado.