A Toyota classificou como “positiva” o teste com o GR010, primeiro Hypercar da marca, no circuito de Aragon, na Espanha. Participaram do teste os seis pilotos regulares da equipe. Kamui Kobayashi testou o carro pela primeira vez. Ao todo, o teste durou três dias.
Foi a primeira vez que o GR010 correu a noite na semana passada. Houve um atraso na programação, já nevou demais na Espanha. O teste anterior foi realizado no final do ano passado em Paul Ricard e Portimão.
“Foi um teste muito mais positivo do que a nossa viagem anterior a Aragon no mês passado, e pudemos recuperar com sucesso muito da quilometragem rodando durante a noite de quarta-feira”, disse o diretor técnico da Toyota Gazoo Racing, Pascal Vasselon.
“Isso nos trouxe de volta ao caminho certo para atingir nossa meta de milhagem antes do início da temporada, o que é uma boa notícia”.
“Kamui e Kazuki Nakajima tiveram que ser pacientes para dirigir o GR010 Hybrid pela primeira vez e, finalmente, eles tiveram a chance de fazer isso; também foi útil para nós ter suas opiniões”.
“O processo de compreensão de todos os aspectos detalhados do novo carro e ajustes finos ainda está em um estágio inicial, por isso é um período intenso para todos na equipe, como é normal com um carro completamente novo.” finalizou.
Rivais da Toyota na pista
Não foi apenas o carro GR010 que está rodando. A Alpine Endurance Team e Scuderia Cameron Glickenhaus também estão se preparando para as primeiras voltas com seus carros antes da abertura do Mundial de Endurance, no circuito de Portimão, no dia 4 de abril.
Primeiramente, o Alpine LMP1 deve rodar na próxima semana, enquanto modelo da Scuderia Glickenhaus no meio do mês.
Temporada com 33 carros
A temporada 2021 do Mundial de Endurance contará 33 carros nas quatro categorias. Serão cinco carros na nova classe Hypercar, com duas Toyotas e dois da Glickenhaus Racing. O único LMP1 é o da Alpine que tem entre seus pilotos André Negrão.
A classe LMP2 contará com 11 carros, a princípio a classe GTE-Am, 13. Quatro carros formam a classe GTE-Pro, duas Ferrari e dois Porsche.
A nona temporada significa o início de uma nova era para o endurance com a introdução da categoria Hypercar. A Toyota foi a primeira a revelar seu modelo, com a Peugeot pronta para seguir com o projeto a partir de 2022 e a Porsche e a Audi logo depois. entretanto, a lista de inscritos de 2021 parece extremamente promissora, com forte representação do fabricante, equipes de classe mundial e uma lista impressionante de pilotos.