Toyota tenta manter o GR010 Hybrid competitivo no WEC

A Toyota indicou que uma possível extensão da categoria Hypercar no Campeonato Mundial de Endurance (WEC) da FIA pode levar a uma solicitação de permissão atualições “coringas” adicionais para o GR010 Hybrid durante sua vida útil.

Desde a criação da classe Hypercar em 2021, a Toyota tem sido uma participante ativa, com a temporada atual marcando o quarto ano de competição do GR010. A fabricante japonesa já utilizou pelo menos um dos cinco Evo jokers disponíveis, embora o número exato nunca tenha sido revelado pela FIA e ACO.

Além disso, antes das 24 Horas de Le Mans, foi anunciado que as homologações da atual geração de designs LMH e LMDh seriam estendidas até 2029, com dois jokers adicionais para uso em 2028 e 2029. Além disso, foi confirmado que a estreia da categoria de hidrogênio, na qual a Toyota tem grande interesse, foi adiada para 2028.

Em entrevista ao site Sportscar365, o diretor da equipe Toyota, Rob Leupen, sugeriu que a equipe pode buscar mais coringas antes de 2028 para manter a competitividade do GR010 Hybrid frente aos rivais com máquinas mais novas. Leupen destacou a necessidade de negociações para obter mais jokers, já que o GR010 é o carro mais antigo da categoria.

Contudo, Leupen também apoiou a decisão da FIA de adiar a introdução da classe de hidrogênio. Ele apontou que a mudança na infraestrutura necessária para correr com hidrogênio justifica o adiamento.

Impactos no planejamento da Toyota e possíveis expansões

Toyota busca voltar a dominar a classe Hypercar. (Foto: Toyota)

Leupen reconheceu que o novo mandato de dois carros por fabricante até 2025 pode afetar os planos da Toyota de lançar um terceiro carro. Embora a viabilidade de uma expansão para um terceiro carro existas, a falta de espaço no grid pode ser um obstáculo. Especialmente com novas equipes como Aston Martin, Cadillac, Lamborghini e Isotta Fraschini planejando adicionar mais carros.

Além disso, Leupen sugeriu que a Toyota pode promover um retorno da China ao calendário do WEC. Por fim, o país realizou uma corrida pela última vez em 2019. E com o grande mercado chinês, a Toyota vê um potencial significativo na inclusão da China nas futuras temporadas do WEC.

“O calendário atual está bom, mas sempre discutimos a importância do mercado chinês com nossos colegas no Japão. A China é um mercado que gostaríamos de adicionar”, afirmou Leupen.