Toyota supera a Ferrari e vence em Monza pelo Mundial de Endurance
Monza – Os pilotos Kamui Kobayashi, Jose Maria Lopez e Mike Conway venceram neste domingo, 09, a etapa de Monza do Mundial de Endurance. A prova foi marcada por uma intensa troca de posição entre os fabricantes da classe Hypercar e um embate direto entre a Toyota e a Ferrari.
Inicialmente, o Toyota #7, venceu por uma margem de 16,520 segundos sobre a Ferrari #50 de Antonio Fuoco, Nicklas Nielsen e Miguel Molina. Os pilotos do #7 começaram a corrida na primeira posição, mas perderam terreno na fase inicial com a Peugeot liderando a corrida no final da primeira hora, quando Conway foi ultrapassado por Mikkel Jensen.
Assim, ele recuperou terreno depois disso e estava de volta à liderança, estendendo sua liderança até um carro de segurança na quinta hora, quando o #99 da Proton Competition quebrou na pista.
Porém, a neutralização trouxe a Ferrari #50 de volta ao ataque do Toyota, apenas para o fabricante japonês responder com uma penúltima parada apenas para combustível.
Um rápido Fuoco então diminuiu a diferença, o que levou a Toyota a fazer um pitstop final fora da sequência nos estágios finais da corrida. Posteriormente, Kobayashi conseguiu manter a Ferrari #50 de Fuoco sob controle, estabelecendo a volta mais rápida da corrida a caminho da vitória.
Toyota na liderança
Aliás, é a terceira vitória da temporada para o carro #7 depois de Sebring e Spa, recuperando-se do abandono nas 24 Horas de Le Mans do mês passado.
Além disso, o Peugeot 9X8 #93 de Jean-Eric Vergne, Paul di Resta e Mikkel Jensen terminou em terceiro, marcando o primeiro pódio para o programa LMH do fabricante francês.
O Toyota #8 de Sebastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa completou duas ultrapassagens no final da corrida para terminar em quarto e se recuperar de um começo difícil. Buemi se envolveu em dois incidentes separados no início da corrida, primeiro com a Ferrari #51 de Giovinazzi em uma rodada na primeira volta.
O piloto suíço então fez contato com o #777 D’station Racing que jogou o piloto Satoshi Hoshino contra o muro na Variante Ascari.
O segundo incidente foi o mais caro, já que o piloto suíço foi condenado a cumprir uma penalidade de um minuto, o que deixou o carro para trás.
Os demais competidores da classe Hypercar
Além disso, uma corrida de recuperação para o #8 de Hartley para ultrapassar tanto a Ferrari #51 de Antonio Giovinazzi e o Porsche #5 de Fred Makowiecki. Assim, Giovinazzi também conseguiu uma ultrapassagem tardia sobre o francês. Resultando em sexto lugar para a Ferrari #51, que o italiano dividiu com James Calado e Alessandro Pier Guidi.
Makowiecki, Dane Cameron e Michael Christensen lideraram o Porsche #6 para o sétimo, enquanto a Glickenhaus completou os oito primeiros. Por fim, os dez primeiros foram completados pelo Porsche #38 da Hertz Team JOTA e pelo Cadillac V-Series.R #2.
Apenas um carro da classe Hypercar não completou a prova. O porsche #99 da Proton Competition.
Corvette Racing conquista o título da classe GTE-Am
A Corvette Racing conquistou o campeonato mundial na classe GTE-Am ao terminar em quarto lugar na classe, enquanto a Dempsey-Proton Racing conquistou a vitória. Embora Ben Keating, Nico Varrone e Nicky Catsburg não tenham conseguido um pódio pela primeira vez nesta temporada. O Chevrolet Corvette C8.R #33 agora está com 174 pontos.
A vantagem de pontos resultante não pode mais ser superada pelos adversários nas duas corridas restantes em Fuji e Bahrein. Keating manteve seu título GTE-Am do ano passado no processo, enquanto Varrone e Catsburg conquistaram suas primeiras coroas do WEC.
Disputas pela liderança
A equipe americana correu entre os primeiros na fase de abertura da corrida. Mas caiu para trás devido a uma penalidade de drive through por excesso de velocidade no pitlane. Porém o #33 então lutou com Varrone ao volante, assumindo a liderança ao ultrapassar o Porsche #86 GR Racing de Riccardo Pera por fora na Variante Ascari.
O Corvette então ficou atrás do Porsche #77 da Dempsey-Proton Racing de Christian Ried, Mikkel Pedersen e Julien Andlauer, que venceu a corrida. E do 911 #60 da Iron Lynx quando Catsburg assumiu o carro na penúltima hora.
O holandês acabou por ceder também o terceiro lugar à equipe GR Racing. Que completou o pódio com Pera, Ben Barker e Mike Wainwright ao volante do Porsche #86.
JOTA vence na classe LMP2
Na classe LMP2, a equipe JOTA conquistou a vitória na classe, já que o Team WRT teve problemas no final da prova.
O Oreca #28 dos pilotos David Heinemeier Hansson, Oliver Rasmussen e Pietro Fittipaldi venceu por uma margem de 36,220 segundos sobre o #36 da Alpine Elf Team. Do trio de pilotos formado por Charles Milesi, Julien Canal e Matthieu Vaxiviere.
A tripulação do #41 do Team WRT de Rui Andrade, Louis Deletraz e Robert Kubica terminou em terceiro. Sean Gelael, Robin Frijns e Ferdinand Habsburg lideraram a classe indo para a hora final a bordo do carro #31.
Eles então ficaram atrás do JOTA com cerca de meia hora restante antes de Frijns trazer o carro para os boxes, com problemas.
O Oreca #23 da United Autosports, dirigido por Josh Pierson, Giedo van der Garde e Oliver Jarvis, terminou em quarto. A equipe Inter Europol completou os cinco primeiros.