Toyota sofre aumento de peso e redução de potência para as 6 Horas de Fuji
A Toyota enfrentará novas limitações para a segunda rodada consecutiva do Campeonato Mundial de Endurance da FIA WEC, com alterações no Balance of Performance (BoP) para as 6 Horas de Fuji, programadas para este fim de semana. O fabricante japonês terá um aumento no peso mínimo de seu GR010 Hybrid e uma redução na potência máxima do carro.
Para o evento em casa, o Toyota GR010 Hybrid pesará 1.070 kg, cinco quilos a mais em comparação à corrida anterior no Circuito das Américas (COTA). Além disso, a potência do veículo será reduzida para 493 kW em velocidades abaixo de 250 km/h, uma diminuição de 4 kW.
Essas mudanças ocorrem após um desempenho forte da Toyota no COTA, onde o carro nº 7, pilotado por Kamui Kobayashi, Mike Conway e Nyck de Vries, perdeu uma provável vitória devido a uma penalidade de drive-through na última hora de prova.
Por outro lado, a Toyota ganhou um incremento de potência nas velocidades acima de 250 km/h para Fuji, com um aumento de 5,4% nesse regime, em comparação aos 4,6% na corrida anterior.
Os rivais da Toyota
Além do Toyota, o Alpine A424 também sofreu aumento de peso, subindo 1 kg, agora totalizando 1.042 kg. Por outro lado, quatro carros tiveram seus pesos reduzidos, com o Peugeot 9X8 registrando a maior queda, 7 kg, atingindo o mínimo da classe de 1.030 kg. O Porsche 963 perdeu 4 kg, ficando com 1.049 kg, enquanto o Cadillac V-Series.R teve uma redução de 1 kg, agora com 1.036 kg.
Os carros BMW M Hybrid V8, Ferrari 499P e Lamborghini SC63 mantêm seus pesos inalterados em relação ao COTA. No que diz respeito à potência, o Ferrari e o Lamborghini continuam com 500 kW e 520 kW, respectivamente.
Outros cinco Hypercars, além do Toyota, receberam aumentos de potência entre 2 kW e 4 kW. A Peugeot foi a mais beneficiada, com um aumento de 4 kW, chegando a 513 kW. Porsche e Alpine ganharam 3 kW cada, atingindo 518 kW e 512 kW, respectivamente. O Cadillac agora opera com 520 kW após um incremento de 2 kW, enquanto o BMW alcança 515 kW.
Entre os sete Hypercars restantes, a Toyota é a única com uma redução expressiva no ganho de potência, junto com Ferrari (1,3%) e Porsche (0,2%) que apresentam ganhos positivos, mas menores.
Classe LMGT3 com alterações mínimas no BoP
Na classe LMGT3, o BoP para Fuji trouxe poucas mudanças. Sem alterações no peso mínimo dos carros e apenas pequenos ajustes nos níveis máximos de potência. Cinco carros passaram por ajustes em comparação ao COTA.
O Aston Martin Vantage GT3 Evo e o Lamborghini Huracan GT3 EVO2 receberam um aumento de 1% em sua potência, enquanto o Chevrolet Corvette Z06.R GT3, Ferrari 296 GT3 e Porsche 911 GT3 R tiveram reduções de 1%.
O Ford Mustang GT3 teve o maior aumento de potência. Com 4% acima de 200 km/h, seguido por Ferrari e Lamborghini, com incrementos de 3% cada. O único carro penalizado foi o McLaren 720S GT3 Evo, com uma redução de 1%. Os demais veículos receberam aumentos de 1%, exceto o BMW M4 GT3, que permaneceu inalterado.
Com a aplicação do lastro de sucesso, o Porsche #92 Manthey PureRxcing, líder do campeonato, será o carro mais pesado no grid de Fuji. Com 1.385 kg, 40 kg acima do peso base. O Aston Martin da equipe Heart of Racing pesará 1.370 kg após sua vitória no COTA. Por fim, seguido pelo Porsche #91 da Manthey EMA, com 1.360 kg.