bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Toyota marca a pole para as 6 Horas de Monza

Monza – Kamui Kobayashi, da Toyota, superou o piloto da Ferrari, Antonio Fuoco, para conquistar a pole position para as 6 Horas de Monza. A classificação aconteceu na manhã deste sábado, 08. 

Inicialmente, Kobayashi com o Toyota #7, marcou 1:35.358 para conquistar sua segunda pole da temporada. Fuoco dividiu os carros japoneses para colocar a Ferrari #50 em segundo. No entanto, o piloto italiano perdeu o primeiro lugar por apenas 0,017 segundos.

O piloto da Peugeot, Jean-Eric Vergne, foi o primeiro a estabelecer um tempo de volta representativo na sessão de qualificação de 15 minutos, mas os Toyotas assumiram o comando a oito minutos e meio do fim.

Tempos da sessão de classificação

Além disso, Brendon Hartley disparou para o topo dos tempos no #8 Toyota, mas Kobayashi imediatamente superou o esforço do neozelandês. Esse processo se repetiu na volta seguinte, com Hartley melhorando para 1:35,460, mas Kobayashi o venceu por pouco mais de um décimo.

Briga pela pole

Fuoco então subiu para o segundo lugar com o tempo de 1:35,375, mas foi Kobayashi quem saiu com a primeira posição. Vergne ficou em quarto lugar no Peugeot #93 Peugeot, a três décimos da pole, enquanto Alex Lynn foi quinto no Cadillac da Chip Ganassi. 

Antonio Giovinazzi, que teve um de seus tempos de volta excluído por ultrapassar os limites da pista, terminou em sexto a bordo da Ferrari #51.  Aliás,o sétimo colocado Gustavo Menezes, da Peugeot, foi o último piloto a meio segundo do esforço de Kobayashi.

O melhor dos Porsche 963s foi o #5 da Penske dirigido por Frederic Makowiecki, embora os carros de fábrica tenham sido divididos pelos carros da Hertz Team JOTA.

Kevin Estre completou os dez primeiros no #6 da Penske Porsche, seguido pela Glickenhaus, Proton Competition e Vanwall.

Na classe LMP2, Robert Kubica liderou com o Oreca #41 da WRT. Ele liderou a categoria nos Treinos Livres 2, estabeleceu tempos sucessivos por volta, marcando 1:39s354.

Pietro Fittipaldi foi segundo no JOTA Oreca, 0,353 segundos atrás de Kubica, enquanto Phil Hanson saltou para terceiro no final no carro #22 da United Autosports.

Os três primeiros quebraram a barreira de 1m40s, com Gabriel Aubry terminando em quarto para o Vector Sport e Albert Costa sendo o quinto mais rápido para a Competição Inter Europol.

Sarah Bovy conquista a pole na classe GTE-Am

A piloto do Iron Dames, Sarah Bovy, conquistou sua segunda pole da temporada no na classe GTE-Am com o tempo de 1:47.632 ao volante do Porsche #85. Bovy estabeleceu o ritmo por uma margem de quatro décimos, com Ahmad Al Harthy ficando em segundo lugar para a equipe Aston Martin ORT da TF e o piloto da Proton Competition, Christian Ried, que melhorou logo no final.

Al Harthy era o pole position provisório quando a sessão foi interrompida devido a uma rodada do Porsche do Team Project 1-AO de Efrin Castro na curva Ascari que espalhou cascalho na linha de corrida.

No entanto, quando a ação na pista recomeçou, foi Bovy quem avançou para a frente do campo com um 1: 48.182 que ela posteriormente melhorou em cerca de meio segundo.

Mike Wainwright foi segundo para a GR Racing. Mas caiu para o quinto lugar nos últimos tempos do piloto de Al Harthy, Ried e Richard Mille AF Corse Ferrari, Luis Perez Companc.