Toyota lidera primeiro treino livre em Le Mans
Brendon Hartley colocou a Toyota Gazoo Racing na liderança da tabela de tempos após os treinos livres de abertura das 24 Horas de Le Mans, realizados nesta quarta-feira (12). O piloto neozelandês cravou um tempo de 3m26s013 no Toyota GR010 Hybrid #8, superando o segundo colocado Callum Ilott no Porsche 963 #12 da Hertz Team JOTA por quase seis décimos de segundo.
Porém, Dries Vanthoor, ao volante do BMW M Hybrid V8 #15 da WRT, completou o top 3 com uma série de voltas rápidas no final da sessão, apesar de ter um de seus tempos anulado por exceder os limites da pista. Contudo, Julien Andlauer (Proton Competition Porsche #99) e Nyck de Vries (Toyota GR010 Hybrid #7) ficaram em quarto e quinto, respectivamente, com o tempo de de Vries o colocando como líder da classe Hypercar.
Alex Lynn (Cadillac V-Series.R #2) completou o top 6, seguido por Sheldon van der Linde (BMW #20) e Antonio Fuoco (AF Corse Ferrari 499P #50). A dupla da Signatech Alpine A424 completou o top 10.
LMP2 e LMGT3:
Na categoria LMP2, Louis Deletraz foi o mais rápido com o Oreca 07 Gibson #14 da AO Racing (subclasse Pro-Am), superando o #30 da Duqueine Team Oreca por quase seis décimos. Filipe Albuquerque ficou em terceiro com o United Autosports #23. O #9 da Proton Competition Oreca foi o mais rápido entre os LMP2 “regulares”.
Além disso, na classe LMGT3, Esteban Masson liderou com o Lexus RC F GT3 #87 da Akkodis ASP Team. Assim, estabelecendo um tempo de 3:57.808 na última volta. O McLaren 720S GT3 Evo #70 da Inception Racing ficou em segundo, seguido pelo #59 da United Autosports McLaren em terceiro.
Imprevistos e bandeiras vermelhas em Le Mans:
Aliás, a sessão teve duas bandeiras vermelhas. A primeira com o Lexus #78 da Akkodis ASP Team parando na pista em Mulsanne. A segunda foi devido a Alex Lynn roçar a barreira em Tertre Rouge com seu Cadillac #2.
Zonas lentas também foram acionadas para o Oreca #65 da Panis Racing e o LMP2 #23 da United Autosports após incidentes separados no cascalho. O Ferrari #86 da GR Racing também teve problemas na pista. O piloto Nico Varrone parou o seu Oreca #183 em Tertre Rouge com suspeita de danos na suspensão. Por fim, um incêndio relacionado ao combustível no Ford Mustang GT3 #88 da Proton Competition completou a lista de contratempos.