Toyota frustrada com o desempenho em SPA
A atual campeã do WEC, a Toyota não vem conseguindo repetir o bom desempenho que lhe rendeu o título da temporada 2014 do Mundial de Endurance. No último Domingo (03) o time Japonês, assim como em Silverstone não conseguiu fazer uma boa corrida e foi literalmente coadjuvante dos seus rivais diretos, Audi e Porsche.
O final de semana começou tenso com o acidente de Kazuki Nakajima que teve uma vértebra fraturada durante um acidente com um dos carros da equipe Audi. Na prova o desempenho dos seus rivais foi superior e a Toyota acabou por se contentar com posições secundarias sem ter um carro para lutar pela vitória.
Alex Wurz, Stéphane Sarrazin e Mike Conway no #2 terminaram na quinta posição, enquanto os campeões Anthony Davidson e Sébastien Buemi com o #1 sofreram com problemas técnicos e terminaram em oitavo.
As esperanças por uma boa prova começaram quando Buemi começou a prova em sexto e rapidamente estava na quarta posição. Com as paradas dos seus adversários os dois carros da equipe conseguiram se manter entre os ponteiros, mas logo o #1 enfrentou problemas elétricos, que se fez necessários duas paradas para reparos, deixando Buemi a 14 voltas dos líderes.
No carro #2 Sarrazin e na sequência Mike conseguiram se manter na frente ficando na quinta posição, enquanto o #1 fechou na oitava posição. Com o resultado a Toyota ocupa a terceira posição no campeonato de construtores com 47 pontos, enquanto no de pilotos Alex, Stéphane e Mike ocupam a terceira posição.
Para o chefe da equipe Toshio Sato, a equipe deve se apresentar melhor em Le Mans. “Este foi um evento difícil para nós. Queríamos ter um resultado muito melhor, especialmente para Kazuki. Como em Silverstone, temos demonstrado uma melhoria de tempo de volta em relação ao ano passado, mas não foi o suficiente para desafiar Audi e Porsche, que fizeram um trabalho impressionante. Parabéns a Audi pela sua vitória. Nós vamos conduzir uma investigação detalhada sobre os problemas técnicos, bem como a diferença para os nossos concorrentes. Vamos trabalhar no desenvolvimento do carro com as características de Le Mans.”