Toyota conquista dobradinha para as 8 Horas do Bahrein
A Toyota garantiu a pole position para a última etapa da temporada do Campeonato Mundial de Endurance da FIA, que será disputada neste sábado, 1º, no Bahrein. A conquista da pole coloca a montadora japonesa em posição vantajosa para superar a Porsche na disputa pelo título de fabricantes.
Brendon Hartley conduziu o Toyota GR010 Hybrid número 8 e alcançou uma vantagem de 0,323 segundos na sessão de Hyperpole, realizada na noite de sexta-feira. O piloto holandês Nyck de Vries assegurou a segunda posição na máquina irmã, o carro #7, formando uma dobradinha da Toyota na primeira fila.
De Vries liderou o início da qualificação, enquanto Hartley ocupava a quarta posição. No entanto, na fase final da disputa pela pole, Hartley assumiu a liderança, com a Toyota reduzindo para nove pontos a diferença para a Porsche na classificação dos fabricantes.
Toyota na busca pelo título
Uma vitória na corrida de oito horas garantiria o título de fabricantes para a Toyota, independentemente da posição do Porsche 963 da equipe Penske.
A Ferrari, representada por Antonio Giovinazzi, ficou em terceiro lugar, com o carro número 51 da AF Corse, a apenas 0,043 segundos de conquistar um lugar na primeira fila. Em quarto, o suíço Neel Jani surpreendeu ao posicionar o Porsche da Proton Competition à frente do Ferrari número 50, conduzido por Antonio Fuoco, que ficou em quinto.
Além disso, Kevin Estre qualificou o Porsche 963 #6, atual líder do campeonato, na sexta posição, 0,828 segundos atrás do tempo de Hartley. Estre e seus colegas Andre Lotterer e Laurens Vanthoor precisam apenas de um oitavo lugar na corrida deste sábado para assegurar o título de pilotos.
Matt Campbell posicionou o segundo Porsche da Penske em sétimo lugar. O grid da Hyperpole foi completado pelo Porsche da Hertz Team JOTA. Conduzido por Norman Nato, e pelos dois BMW M Hybrid V8, pilotados por Dries Vanthoor e Robin Frijns.
Contudo, a Cadillac, com o carro da Chip Ganassi Racing, ficou fora da Hyperpole, após Alex Lynn terminar apenas na 13ª posição. Ferdinand Habsburg, com o Alpine A424 #35, foi o melhor da equipe na 14ª posição. Seguido por Paul di Resta no Peugeot 9X8 e Daniil Kvyat com o Lamborghini SC63.
United Autosports domina primeira fila no LMGT3
Na categoria LMGT3, a United Autosports garantiu as duas primeiras posições com os McLaren 720S GT3 Evo. Josh Caygill conquistou a pole com o carro número 95, marcando a primeira pole da equipe com um McLaren. Caygill fez uma volta em 2min02s201, ficando apenas dois milésimos à frente do companheiro James Cottingham, que pilotou o carro#59.
Nesse sentido, Francois Heriau, com o Ferrari 296 GT3 da AF Corse, ficou com a terceira posição. Seguido pelo Lamborghini Huracan GT3 EVO2 da Iron Dames, conduzido por Sarah Bovy, e pelo Porsche 911 GT3 R da Manthey PureRxcing, com Alex Malykhin.
Todavia, na batalha pela segunda posição no campeonato da LMGT3, Ian James garantiu a sexta posição no grid com o Aston Martin Vantage GT3 Evo da Heart of Racing.
Por fim, a largada está prevista para as 8:00h da manhã com transmissão pelo Band Sports (2 janelas ao vivo: 7:30h às 9:20h e 12:30h às 14:00h). Além do BandPlay, Esporte na Band e Grande Prêmio (ambos no You Tube, na íntegra).