Toyota conquista a pole para a etapa final do WEC, no Bahrein
Deu o óbvio, a Toyota conquistou nesta sexta-feira, 03, a pole para a última etapa do Mundial de Endurance de 2023, no Bahrein.
Brendon Hartley superou Kamui Kobayashi e conquistou o primeiro lugar, marcando 1:46.564 com o Toyota #8 que ele dividirá Sebastien Buemi e Ryo Hirakawa. O tempo foi de quase meio segundo à frente de Kobayashi.
O resultado adicionou um ponto extra à liderança do campeonato para a equipe #8 da Toyota sobre a equipe #7, que agora está com 16 pontos. Alex Lynn qualificou-se em terceiro no Cadillac da Chip Ganassi Racing com o tempo de 1:47.265.
Depois de se recuperar de uma saída de pista, o piloto britânico registrou um tempo que o tornou o pole provisório até que os Toyotas avançassem faltando seis minutos para o final da sessão de 15 minutos.
Aliás, Kevin Estre ficou em quarto lugar no Porsche 963 #6 Penske Motorsport, à frente das duas Ferrari 499P pilotadas por Antonio Fuoco e Alessandro Pier Guidi.
O outro Porsche de fábrica qualificou-se em sétimo lugar nas mãos de Frederic Makowiecki, com os carros de clientes do fabricante alemão da Proton Competition e da Hertz Team JOTA ocupando os dois lugares seguintes.
Foi uma sessão desafiadora para a Peugeot, que se classificou apenas em 10º e 11º, cada carro a mais de dois segundos do tempo da pole. A Floyd Vanwall Racing Team foi a última da classe Hypercar.
Briga na classe LMP2 no Bahrein
Na classe LMP2, o piloto da United Autosports, Tom Blomqvist, conquistou a pole, marcando 1:52.290. Charles Milesi ficou em segundo no Oreca da equipe Alpine com uma margem de 0,271 segundos, enquanto Robin Frijns fez uma melhoria tardia para o terceiro lugar com o Oreca #31 da equipe WRT.
No entanto, o Oreca, líder do WRT, dirigido por Louis Deletraz, alcançou apenas o 10º lugar na classe que possui 11 carros.
Sarah Bovy conquista a pole final da classe GTE
Despedidas na classe GTE-Am. A piloto da Iron Dames, Sarah Bovy, conquistou a pole com o Porsche #85 da equipe Iron Dames. O tempo foi de 1:58.693. O tempo veio depois que Thomas Flohr e Ben Keating estabeleceram os primeiros pontos de referênci. Bovy subiu ao topo da tabela de classificação de 13 carros faltando cerca de quatro minutos para o fim e permaneceu lá até o final.
A piloto belga não conseguiu melhorar o seu melhor tempo depois de rodar na Curva 13.
Liam Talbot qualificou-se em segundo na sua estreia no WEC pela D’station Racing. Três décimos atrás de Bovy, enquanto Ahmad Al Harthy foi terceiro no outro Aston administrado pela TF Sport.
Por fim, Ben Keating terminou em quinto lugar pela Corvette Racing. Isso garantiu o título GTE-Am duas rodadas antes em Monza, com Takeshi Kimura, da Kessel Racing, em quarto.