Toyota busca oitava vitória consecutiva em SPA pelo WEC

Após a vitória nas 6 Horas de Imola, a Toyota Gazoo Racing pretende continuar buscando ampliar o recorde de vitórias  nas 6 Horas de Spa-Francorchamps, próxima etapa do WEC que ocorrerá no dia 11 de maio.

As emocionantes 6 Horas de Imola no mês passado viram Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries, no Toyota #7, superarem a chuva  para conquistar a primeira vitória da equipe na temporada. Esta complementada por um quinto lugar para Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa no #8.

Aliás, forte trabalho em equipe, direção habilidosa e estratégia inteligente combinadas para uma corrida gratificante, apesar da dura competição na classe Hypercar. A Toyota está determinada a manter esse ímpeto e escrever mais uma página da história do WEC em Spa.

Toyota e o recorde de vitórias em Spa

Além disso, a sequência de sete vitórias consecutivas da equipe em Spa é sem precedentes nas corridas de endurance na lendária pista belga. Spa-Francorchamps acolheu a sua primeira corrida de 1.000 km – a antecessora das modernas competições WEC de seis horas – em 1966. A Toyota venceu oito de suas 11 corridas lá e está invicta desde 2017.

Mike e Kamui podem lutar por um hat-trick de vitórias na Bélgica, tendo triunfado nas duas últimas edições das 6 Horas de Spa-Francorchamps. Sébastien já venceu a corrida cinco vezes, incluindo ao lado de Brendon em 2021, enquanto Ryo e Nyck lutam pela primeira vitória em Spa.

O circuito é o favorito dos pilotos e fãs por seus trechos ondulantes e de alta velocidade pela floresta das Ardenas. Com 7.004 km, é o segundo circuito mais longo do WEC depois de Le Mans, e sem dúvida o mais espetacular graças a curvas lendárias como a sequência Eau Rouge-Raidillon, Pouhon e Blanchimont.

Sendo a última corrida antes das 24 Horas de Le Mans, de 15 a 16 de junho. Spa é um marco na preparação da equipe para Le Mans. Pois a pista fluida de alta velocidade é uma oportunidade importante para ajustar os GR010 Hybrids em uma pista de corrida. Já que o traçado requer atributos de desempenho semelhantes aos do Circuito de la Sarthe.

Uma segunda casa

O circuito de Spa é o preferido de pilotos e fãs. (Foto: Toyota)

Para os japoneses, Spa tem um significado extra como uma de suas duas corridas em casa, ao lado do Fuji Speedway. O centro técnico da equipe está localizado a 120 quilómetros de distância, em Colónia, e todos os funcionários foram convidados a mostrar o seu apoio no dia da corrida, juntamente com colegas da Toyota Motor Europe em Bruxelas, sede europeia da Toyota.

Assim, eles se juntarão à habitual grande multidão de fãs entusiasmados na Bélgica para testemunhar dois dos GR10 enfrentando um campo de 19 Hypercars da Alpine, BMW, Cadillac, Ferrari, Isotta Fraschini, Lamborghini, Peugeot e Porsche na última ação competitiva antes de Le Mans.

Por fim, as atividades de pista começam na quinta-feira, 9 de maio, com duas sessões de treinos livres de 90 minutos antes do grid de largada ser determinado na qualificação. A prova ocorrerá no sábado, 11.