Toyota busca oitava vitória consecutiva em SPA pelo WEC
Após a vitória nas 6 Horas de Imola, a Toyota Gazoo Racing pretende continuar buscando ampliar o recorde de vitórias nas 6 Horas de Spa-Francorchamps, próxima etapa do WEC que ocorrerá no dia 11 de maio.
As emocionantes 6 Horas de Imola no mês passado viram Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries, no Toyota #7, superarem a chuva para conquistar a primeira vitória da equipe na temporada. Esta complementada por um quinto lugar para Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa no #8.
Aliás, forte trabalho em equipe, direção habilidosa e estratégia inteligente combinadas para uma corrida gratificante, apesar da dura competição na classe Hypercar. A Toyota está determinada a manter esse ímpeto e escrever mais uma página da história do WEC em Spa.
Toyota e o recorde de vitórias em Spa
Além disso, a sequência de sete vitórias consecutivas da equipe em Spa é sem precedentes nas corridas de endurance na lendária pista belga. Spa-Francorchamps acolheu a sua primeira corrida de 1.000 km – a antecessora das modernas competições WEC de seis horas – em 1966. A Toyota venceu oito de suas 11 corridas lá e está invicta desde 2017.
Mike e Kamui podem lutar por um hat-trick de vitórias na Bélgica, tendo triunfado nas duas últimas edições das 6 Horas de Spa-Francorchamps. Sébastien já venceu a corrida cinco vezes, incluindo ao lado de Brendon em 2021, enquanto Ryo e Nyck lutam pela primeira vitória em Spa.
O circuito é o favorito dos pilotos e fãs por seus trechos ondulantes e de alta velocidade pela floresta das Ardenas. Com 7.004 km, é o segundo circuito mais longo do WEC depois de Le Mans, e sem dúvida o mais espetacular graças a curvas lendárias como a sequência Eau Rouge-Raidillon, Pouhon e Blanchimont.
Sendo a última corrida antes das 24 Horas de Le Mans, de 15 a 16 de junho. Spa é um marco na preparação da equipe para Le Mans. Pois a pista fluida de alta velocidade é uma oportunidade importante para ajustar os GR010 Hybrids em uma pista de corrida. Já que o traçado requer atributos de desempenho semelhantes aos do Circuito de la Sarthe.
Uma segunda casa
Para os japoneses, Spa tem um significado extra como uma de suas duas corridas em casa, ao lado do Fuji Speedway. O centro técnico da equipe está localizado a 120 quilómetros de distância, em Colónia, e todos os funcionários foram convidados a mostrar o seu apoio no dia da corrida, juntamente com colegas da Toyota Motor Europe em Bruxelas, sede europeia da Toyota.
Assim, eles se juntarão à habitual grande multidão de fãs entusiasmados na Bélgica para testemunhar dois dos GR10 enfrentando um campo de 19 Hypercars da Alpine, BMW, Cadillac, Ferrari, Isotta Fraschini, Lamborghini, Peugeot e Porsche na última ação competitiva antes de Le Mans.
Por fim, as atividades de pista começam na quinta-feira, 9 de maio, com duas sessões de treinos livres de 90 minutos antes do grid de largada ser determinado na qualificação. A prova ocorrerá no sábado, 11.