Toyota apresenta equipe para o mundial de Endurance
Sem muita pompa a Toyota fez o lançamento oficial da sua equipe para o mundial de endurance. A solenidade foi realizada no circuito de Paul Ricard já que lá está sendo feito os testes de desenvolvimento do modelo. Os pilotos que já foram divulgadas em diversos sites se confirmou com Nicolas Lapierre, Kazuki Nakajima e Alex Wurz. O carro que foi batizado de TS030 teve sua construção na mesma fábrica que construía os modelos de F1 e deve rodar mais de 40 mil km no desenvolvimento do modelo. A equipe ainda não definiu o nome dos pilotos do segundo carro já que tem dois convites para Le Mans.
Para o presidente da Montadora Yohiaki Kinoshita é uma nova era para a empresa “É claro que nosso objetivo é vencer Le Mans … Este é o sonho de cada concorrente. Mas nós somos realistas, sabemos que o desenvolvimento e a aprendizagem para ser capaz de competir contra adversários muito difíceis. Nossa meta este ano? Mostrar o nível de desempenho do carro e, especialmente, o seu motor. A tecnologia híbrida é fundamental para a Toyota, é importante testar na arena do automobilismo porque queremos provar seus benefícios potenciais, tanto em termos de tempos de volta como na economia de combustível.”
O nome do modelo vem da alusão e segue a nomenclatura adotada pela montadora na construção de seus modelos. TS010 foi o modelo que disputou o grupo C nos anos 90, TS020 o modelo que competiu em Le Mans no ano de 1999 e 2000.
O motor a combustão é um V8 3,4 litros aclopado a um motor elétrico na parte dianteira. Em apenas 2 segundos de frenagem o sistema está totalmente carregado e com uma potencia de 500 kJ. Assim o piloto pode usar o ganho de energia para aumentar a potencia ou economizar combustível do motor a gasolina.
Fernando
um pedido: publique de vez em quando algumas histórias da categoria. Talvez uma coluna semanal. Fica a sugestão.
Seria legal pra gente aprender mais um pouco!
Valeu