Toyota apresenta a versão 2022 do GR010 Hybrid

(Foto: Divulgação)

A Toyota apresentou nesta segunda-feira, 07, a versão 2022 do GR10 Hybrid, que estará competindo na temporada 2022 do Mundial de Endurance. O WEC começa no próximo final de semana com as 1000 Milhas de Sebring. 

A versão 2022 do Hypercar utilizará diferentes tamanhos de pneus e rodas em comparação com seu antecessor. Na frente, rodas RAYS de liga de magnésio de 12,5 x 18 polegadas comportam pneus Michelin 29/71-18, enquanto na traseira, pneus 34/71-18 são montados em rodas de 14 x 18 polegadas.

Como resultado dessa mudança, pequenas modificações foram necessárias na carroceria para manter o fluxo de ar e ficar dentro da janela de desempenho aerodinâmico exigida pelos regulamentos, sendo as mais visíveis as placas traseiras e a aleta da tampa do motor ampliadas.

Enquanto o GR010 permanece praticamente inalterado sob a carroceria, as configurações de seu motor de 3,5 litros foram ajustadas para acomodar o novo combustível 100% renovável que será introduzido a partir deste ano. O combustível, feito de resíduos de vinho e material agrícola, reduz as emissões de CO2 em pelo menos 65% e contribui para os esforços contínuos para aumentar a sustentabilidade no automobilismo.

Além dos ajustes no carro para a nova temporada, a TOYOTA GAZOO Racing também se beneficia de uma estrutura de gerenciamento revisada. Em Sebring, Kamui Kobayashi participará em sua primeira corrida em seu novo papel duplo, como chefe de equipe e piloto do #7, ao lado dos campeões mundiais Mike Conway e José María López. Kazuki Nakajima começou seu cargo de vice-presidente da TOYOTA GAZOO Racing Europe, a base operacional da equipe do WEC, em janeiro, após sua aposentadoria como piloto de corrida.

Ele apoiará as operações da equipe nas corridas, além de orientar Ryo Hirakawa, que se junta à ao pilotos do #8, Sébastien Buemi e Brendon Hartley. Ryo, que competiu na classe LMP2 em Le Mans em 2016 e 2017, está pronto para sua primeira temporada no WEC após uma extensa preparação nos testes e no simulador. O desafio da equipe no WEC é reforçado nesta temporada por dois novos parceiros, Fujitsu e JFE Steel, cujos logotipos serão exibidos com destaque no GR010 e no macacão do piloto.

A temporada de 2022 começa oficialmente com os testes oficiais entre os dias 12 e 13 de março, no circuito de Sebring. A única participação da equipe nos EUA aconteceu em 2019, quando um público recorde viu Sébastien, Kazuki e Fernando Alonso vencerem, com Mike, Kamui e José completando uma dobradinha para o TS050 HYBRID. A equipe visa uma repetição desse resultado para fazer um início perfeito para a temporada de 2022.

 “Toda a equipe está entusiasmada por voltar a correr e sentimo-nos em boa forma após um programa de testes de pré-época muito eficiente. O desenvolvimento na classe Hypercar é rigidamente controlado por regras de homologação. Consequentemente, há relativamente poucas mudanças para o nosso GR010 para 2022. Os fabricantes de hypercars podem escolher entre pneus 31-31 ou 29-34 e este ano passamos para a opção 29-34, desencadeando algumas mudanças na carroceria para resfriamento e manutenção do desempenho aerodinâmico dentro da janela de homologação. Esperamos que essa mudança resolva os desafios que enfrentamos na temporada passada com o gerenciamento dos pneus traseiros. Além disso, a introdução do novo combustível renovável significou que as configurações do motor tiveram que ser ajustadas para levar em conta características ligeiramente diferentes. Este novo combustível é um passo importante na jornada rumo à neutralidade de carbono para a TOYOTA GAZOO Racing e o WEC, por isso apoiamos muito essa inovação. Validámos todas as alterações durante os nossos testes de Inverno e vamos dar os últimos passos de preparação este fim-de-semana com o Prólogo em Sebring antes do início das corridas; estamos impacientes para começar”, disse Pascal Vasselon, chefe da equipe. 

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4 meses ago
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Written by Fernando Rhenius
Jornalista MTb 6873/SC, formado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mantem o site Bongasat.com.br desde 2009 de forma independente. Acredita que a informação, precisa ser divulgada de forma rápida, para que o leitor possa criar seu ponto de vista, e fugir de "especialistas" que povoam a imprensa automobilística no pais.