A Art & Revs, revenda localizada em Luxemburgo, Alemanha, está vendendo um Toyota 92C-V, protótipo do Grupo C que competiu nas 24 Horas de Le Mans. A montadora já havia feito várias tentativas mal sucedidas de vencer em Le Mans. Chegou perto em 1991, mas perdeu para o Mazda 787B.
Lançado para a temporada de 1992, o 92C-V foi uma evolução do 90C-V. O nome do modelo refere-se aos anos em que os carros foram lançados, enquanto “C” representa o Grupo C, a categoria líder em corridas de carros esportivos na época. O “V” referia-se ao motor biturbo V-8.
O carro à venda – chassi 001 – foi inscrito nas 24 Horas de Le Mans de 1992 com o #35 terminando na quinta posição no geral. Em 1993 ele foi rebatizado de 93C-V finalizando a corrida em sexto lugar. O chassi 001 foi convertido para a especificação LMP1 para a corrida de 1994 para acompanhar as mudanças nas regras. Ele terminou em quarto lugar naquele ano, enquanto um Porsche 962 Dauer venceu a prova.
Apenas os chassis 92C-V 001 e 005 correram em Le Mans, e ambos terminaram todas as vezes, nas primeiras posições. O chassi 001 também foi usado para desenvolver o modelo GT-One. De acordo com o vendedor, o chassi 005 foi doado ao museu de Le Mans, deixando o chassi 001 como o único Toyota 92C-V disponível para colecionadores.
O 92C-V está pronto para competir, tendo o motor sendo restaurado este ano. O V8 tem potência de 782 cv. O comprador receberá um conjunto de peças reservas para eventuais manutenções. Nenhum preço foi divulgado, mas sendo o único exemplar existente à venda, os valores não serão baixos.