Thiriet By TDS Racing vence abertura do ELMS em Silverstone
A abertura do ELMS em Silverstone, deste ano contrasta com a edição de 2013. Se no ano passado menos de 20 carros estavam presentes na abertura da temporada, na edição de 2014, 38 carros largaram.
O #38 da Jota Sport, que marcou a pole, imprimiu um ritmo forte, desde a primeira volta e não deu chances a nenhum dos competidores. O trio formado por Dolan/Tincknell/Albuquerque, surpreendeu pela velocidade do Zytek Z11 N. Infelizmente todo o trabalho foi por água abaixo quando Simon Dolan, perde o controle do carro, saindo da pista e acertando o Morgan da equipe Larbre, estreante este ano com protótipos.
O time de liderado por Jack Leconte, foi literalmente uma chicane ambulante, tanto que por alguns momentos chegou a ser ameaçado pelos carros da classe GTE. A adaptação de um GT para um LMP2, não está sendo uma das mais fáceis.
Com o Zytek fora, se iniciou uma luta intensa pela liderança da prova entre as equipes TDS Racing, Race Performance e Newblood By Morand Racing. Prevaleceu a experiência da equipe TDS Racing e do trio Thiriet/Babey/Gommendy que para esta temporada trocaram o Oreca 03, pelo Morgan-Nissan.
A vitória veio após 118 voltas. Em segundo a pouco mais de 03.8 segundos, vem o Oreca #34 da Race Performance, que lutou até a última curva com o terceiro colocado, o Morgan #43 da Newblood Racing. Os 6 primeiros colocados na classe acabaram na mesma volta do líder, mostrando a competitividade classe.
Já na GTE, a disputa foi ainda mais acirrada. Em uma classe com predomínio de modelos Ferrari F458, a luta por uma ultrapassagem era bem mais dispendiosa. Prevaleceu a experiência da equipe AF Corse, que venceu com o #55 de Cameron/Griffin/Rugolo. A vitória poderia ter ficado com o #72 da equipe SMP Racing, que chegou em segundo, mas a inexperiência dos pilotos Russos, lhe custaram a vitória.
Fechando o pódio o Porsche #76 da IMSA Performance Matmut. Mesmo com o terceiro lugar o carro acabou ficando a 1 volta dos líderes da classe. Na classe GTC, um pódio formado por três Ferrari. A vitória ficou com o #96 do Team Ukraine, Seguido pelo #73 SMP Racing e #60 Formula Racing. A próxima etapa será no circuito de Imola entre os dias 17 e 18 de Maio.