TF Sport marcou pontos vitais em seu retorno às provas de endurance neste domingo, na abertura da temporada 2021 do European Le Mans Series, no Circuito da Catalunha. Foi a estreia da equipe na classe LMP2 com a Racing Team Turkey e também o regresso à série, desta vez com o novo Aston Martin Vantage GTE.
A semana começou promissora com fortes desempenhos tanto do #95 GTE quanto do #34 da Racing Team Turkey nas primeiras sessões de treinos. O TF Aston Martin Vantage liderou a tabela de tempos na classe GTE durante FP1, graças aos pilotos de fábrica da Aston Martin Ross Gunn e Salih Yoluc.
Os pilotos Harry Tincknell e Gunn completaram as sessões de qualificação da classe individual. Depois de usar apenas um único jogo de pneus, para economizar o máximo possível para o dia da corrida. Tincknell ficou em 34º segundo na classe Pro-Am e em oitavo no geral. Gunn alcançou o máximo que pôde do # 95, para terminar em quinto na classe.
Durante a prova de quatro horas, o Aston Martin #95 mostrou seu potencial. Tendo pilotado o mínimo no Vantage GTE, Hartshorne logo se familiarizou com o carro britânico, graças ao seus companheiros de equipe Gunn e Ollie Hancock.
Racing Team Turkey operada pela TF Sport enfrenta problemas
Na classe LMP2 a Racing Team Turkey infelizmente acabou batendo, causando alguns danos na dianteira. No entanto, Yoluc conseguiu manter #34 na pista. Outro problema ocorreu para a equipe durante o pit stop, durante a troca de pilotos, onde uma falha do motor de partida significou que a equipe teve que trazer o LMP2 para dentro dos boxes, para reparos.
Depois de perder um tempo mínimo, #34 volta à pista para utilizar as voltas restantes em preparação para a próxima rodada. Entre Tincknell e Charlie Eastwood, o Racing Team Turkey foi o carro mais rápido em pista durante a segunda metade da corrida, mostrando uma grande promessa para o resto da temporada.
“Infelizmente nossa corrida terminou na primeira hora, depois que fiz contato com um adversário. O timing do safety car foi muito azarado, pois eu já havia me comprometido com uma mudança quando foi anunciado. Assumo total responsabilidade e peço desculpas pelo ocorrido. Eu sei que vamos voltar mais fortes no Red Bull Ring”, disse o piloto Salih Yoluc.
O dono da equipe,Tom Ferrier, está confiante para as próximas etapas. “Não foi bem o fim de semana que esperávamos. Mas aprendemos muito em ambos os lados da garagem e sabemos que, no final das contas, temos um bom ritmo nas nossas formações de pilotos. O desenvolvimento de John ao longo da semana foi realmente promissor e esperamos continuar assim”, finalizou.
A segunda rodada da European Le Mans Series acontece no circuito de Red Bull Ring, na Áustria, no dia 16 de maio.