Enquanto a bolha do automobilismo ainda devaneia com a contratação de Lewis Hamilton pela Ferrari, e a saída de Adrian Newey da Red Bull, muita coisa boa acontece em outras categorias. Hoje é dia de falarmos da IMSA.
Segundo informações do jornalista do site Racer, Marshall Pruett, mudanças significativas ocorrerão no WeatherTech SportsCar Championship, envolvendo equipes que competem na classe GTP.
Sendo assim, como o próprio Pruett revelou no mês de março, a dissolução do acordo entre a Cadillac e a Chip Ganassi, abrirá espaço para a Andretti Racing assumir a parceria, já que seus planos de entrar na Fórmula 1 não deram muito certo.
Além disso, a Andretti possui um acordo com a equipe Wayne Taylor Racing (Acura). Caso isso ocorra, como ficará essa parceria? Para onde o segundo Acura irá? Ou, a Wayne Taylor e a Andretti assumiriam esse programa?
No passado, Taylor, representou a GM através de suas marcas Pontiac e Corvette por mais de uma década. Lembre-se, estamos na fase de suposições.
Ainda de acordo com a Racer, a diretoria da Cadillac foi questionada e a resposta foi a mais política possível, “Estamos concentrados em continuar o nosso forte início de temporada e em vencer o campeonato GTP. Abordaremos 2025 quando tivermos informações para compartilhar sobre 2025”.
E a Acura?
A pergunta óbvia envolve a WTRA e seu atual parceiro fabricante, Acura. Como a GM com seu esforço Cadillac GTP, a Acura também está no segundo de um acordo de dois anos com seu atual provedor. E, como a GM, a Acura buscou propostas de outras equipes para avaliar uma possível mudança.
Vendo a água chegando, o fabricante japonês também busca um plano B, caso a parceria com a WTRA se desfaça. E onde a Acura, uma marca da Honda Acharia uma equipe? Na Indy.
Como principal equipe da Honda na Indy, esperava-se que a Ganassi conseguisse o acordo de fábrica da Acura e estivesse totalmente alinhada sob a bandeira da Honda Racing Corporation dos EUA, que supervisiona seus programas IMSA e IndyCar. Mas isso não está acontecendo.
O que parecia uma impossibilidade no ano passado está agora em movimento, já que a Meyer Shank Racing, que perdeu seu esforço de fábrica do Acura no final de 2023 e saiu da série – impulsionada em parte pelo escândalo de pressão dos pneus em Daytona – está preparada para recuperar o esforço e retornará à IMSA e à marca Acura em 2025.
Falando com um representante da Acura Motorsports em Long Beach, eles se recusaram a discutir o assunto: “Estamos comprometidos com a equipe Wayne Taylor Racing com Andretti e estamos ansiosos para ver o que o resto do ano reserva para a Acura”.
Shank não gostou do assunto, mas ofereceu um sorriso educado quando questionado sobre isso no fim de semana passado no Barber Motorsports Park.
Caso esse imbróglio aconteça, será a maior mudança de parcerias, e a mais inusitada, dos últimos anos da IMSA.