Temporada 2017/18 do Asian Le Mans Series tem audiência recorde
O Asian Le Mans Series fechou com números positivos de audiência tanto na televisão quanto na mídia digital a temporada 2017/18. Depois de uma cobertura sofrível na temporada 2016/17, quando as câmeras de vigilância dos autódromos foram utilizadas durante as transmissões, um trabalho totalmente novo e mais profissional, foi entregue na temporada seguinte.
As transmissões da corrida e treino classificatório, tiveram um aumento de audiência de 55% em relação à temporada passada. Já o valor da mídia (exposição) gerada para os patrocinadores pulou de 81,3% para 101,4%.
Além da transmissão pela página do Youtube, as provas foram televisionadas em 100 países, 19 redes de TV e mais de 682 horas de cobertura, mais de 196 horas comparadas a temporada 2016/17. A América do Sul continua sendo o único continente a não ter qualquer tipo de transmissão da categoria, sendo possível acompanhar apenas pelo Youtube ou por blogs especializados.
Foi o streaming e as mídias sociais os grandes divulgadores da categoria. Foram 134 horas de transmissão (97 a mais do que na temporada 2016/17), 230 mil views em vídeos no Facebook, incluindo 57 mil acessos a última etapa em Sepang. O Facebook registrou um alcance orgânico de 190 mil visualizações.
A cobertura feita por sites e blogs on-line também apresentaram um aumento significativo. O conteúdo gerado atingiu 565 milhões de visitantes únicos. A China foi o país que mais consumiu este material, tendo um aumento de 22.6% em relação à temporada passada.
Umas das novidades para a temporada 2018/19 será a transmissão de todas a sessões (treinos, classificatório e corrida), pelo Youtube e Facebook. Também são esperados um implemento nas redes sociais da categoria.
Para o diretor da categoria, Cyrille Taesch Wahlen, os números revelam o trabalho feito de forma satisfatória por toda a equipe da série. “É positivo ver resultados impulsionados pelo trabalho duro da equipe. A cobertura tem tido um enorme passo, não só no que respeita ao alcance, mas também em termos da qualidade da transmissão – agora estamos entregando um programa de rádio de classe mundial para o Asian Le Mans Series.
“A expansão da cobertura é o retorno que obtivemos, mostra que somos capazes de oferecer aos nossos parceiros, sejam eles patrocinadores, ou mesmo as equipes e pilotos um aumento significativo no valor dos seus investimentos.
“Estamos em fase final de finalizar os detalhes da temporada 2018/19, e esperamos ver um maior crescimento na cobertura da série, e por sua vez mais valor para todos os nossos parceiros.”