bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Team Thor vence etapa do Le Mans Cup em Portimão

A etapa final da Michelin Le Mans Cup de 2024, disputada em Portimão na manhã deste sábado, 19, foi marcada por fortes emoções e desfechos inesperados, encerrando uma temporada repleta de reviravoltas. A corrida de 110 minutos foi interrompida por dois períodos de Safety Car e quatro bandeiras amarelas, criando um cenário imprevisível até o último minuto.

Além disso, a equipe R-ace GP, que liderava o campeonato com o Duqueine #85, viu suas chances de título escaparem após um pit stop mais longo do que o previsto, somado a um Safety Car que entrou em momento desfavorável. Fabien Michal e Hadrien David, que vinham em posição de destaque, acabaram fora da disputa pelo título.

Enquanto isso, a equipe COOL Racing, com o Ligier #97, também enfrentou desafios. Adrien Chila e David Droux receberam uma penalidade de 10 segundos, obrigando Droux a cruzar a linha de chegada pelo menos 10 segundos à frente do sétimo colocado para ter uma chance de conquistar o campeonato. Contudo, uma bandeira amarela nos momentos finais, acionada para a remoção do Ligier #99 da More Motorsport, deu a Droux a vantagem necessária. Ele terminou em quarto lugar, garantindo o título para sua equipe.

Resultado final 

A COOL Racing é campeã do Michelin Le Mans Cup 2024. (Foto: Focus Pack Midia)

A vitória da corrida foi conquistada pela equipe Thor, com Audunn Gudmundsson e Colin Noble subindo ao topo do pódio no Ligier #77. Tony Wells e Wayne Boyd, da Nielsen Racing, ficaram com a segunda posição no Ligier #7, enquanto Jens Moller e Tommy Foster completaram o pódio no Ligier #20. A dupla também assegurou o terceiro lugar no campeonato geral.

A classe GT3 em Portimão

Na classe GT3, a equipe AF Corse coroou sua temporada vitoriosa com mais uma conquista. O Ferrari 296 #51, pilotado por Matt Kurzejewski e Alessandro Balzan, garantiu sua quarta vitória do ano, em uma performance impecável. Largando da pole position, a dupla perdeu a liderança para o Aston Martin #90 da Blackthorn e para o Ferrari #12 da Kessel Racing, pilotado por David Fumanelli, que havia largado do final do grid.

Aliás, após o primeiro período de Safety Car, Kurzejewski recuperou a segunda posição. Com o segundo Safety Car e as paradas de box, o Ferrari #12 assumiu a liderança com uma vantagem de 90 segundos. Contudo, com o piloto bronze Frederic Jousset ao volante, Alessandro Balzan, agora na Ferrari #51, reduziu a diferença. Um erro de Jousset permitiu a Balzan tomar a dianteira nos minutos finais, garantindo a vitória. O Ferrari #88 da AF Corse, pilotado por Custodio Toledo e Riccardo Agostini, ficou com o segundo lugar, assegurando o vice-campeonato. Por fim, a Ferrari #12 da Kessel Racing completou o pódio em terceiro.

Assim, a Michelin Le Mans Cup 2024 encerra com momentos memoráveis e disputas intensas, consagrando seus campeões em uma das temporadas mais dramáticas dos últimos anos.