O piloto Mathias Beche conquistou na manhã deste sábado, 16, a pole position para a abertura da temporada 2022 do European Le Mans Series, no circuito de Paul Ricard. Guiando o Oreca 07 #31 da equipe TDS Racing, Beche conseguiu o tempo de 1:43:038.
Primeiramente, ele marca um notável tempo para a equipe francesa, que retorna à série com seu próprio nome pela primeira vez desde 2018, embora já tenha operado entradas para equipes como G-Drive Racing e Realteam Racing.
Alem disso, Beche superou o #22 da United Autosports por 0,153 segundos, mas foi auxiliado por uma bandeira vermelha. A paralisação impediu Jack Aitken, da Racing Team Turkey, de tentar o primeiro lugar, já que a sessão foi interrompida quando o piloto se aproximava de uma melhora significativa no #34.
Ele deixou o protótipo vermelho em quarto lugar geral, atrás do carro #9 Prema Louis Deletraz. Nicolas Jamin foi quinto pela Panis Racing, à frente de Ben Hanley da Nielsen Racing, Nicklas Nielsen da AF Corse e Patrick Pilet da IDEC Sport.
Fabio Scherer foi o nono para a Inter Europol Competition, enquanto o top 10 foi completado pelo #45 da Algarve Pro Racing conduzido pelo estreante Bent Viscaal.
Cool Racing em primeiro na classe LMP3
Desse modo, na classe LMP3, a equipe Cool Racing marcou o melhor tempo. Malthe Jakobsen marcou com o Ligier #17 1:49:390, antes de melhorar em sua própria volta mais rápida para terminar a sessão com 1:49:008.
Contudo, isso foi suficiente para segurar o #5 da RLR MSport Ligier de Alex Kapadia, que ficou em segundo lugar, com uma diferença de 0,339 segundos atrás de Jakobsen.
O segundo carro Cool Racing Ligier, conduzido por Antoine Doquon, ficou em terceiro. À frente do solitário Duqueine D08 Nissan, conduzido por Sebastian Alvarez, da DKR Engineering, em quarto. Finn Gehrsitz completou os cinco primeiros para a United Autosports.
Ferrari na pole em Paul Ricard
Memo Gidley conquistou a pole position na classe GTE, superando Ahmad al Harthy e Sarah Bovy. O piloto americano fez a melhor volta de 1:54:755 ao volante da Ferrari 488 GTE Evo #32 da Rinaldi Racing. Ele garantiu a primeira pole do ELMS para equipe e piloto.
Ou seja, Gidley saltou para o topo da tabela de tempos nos minutos finais da sessão. Ele superando o melhor esforço anterior de Al Harthy de 1:55:008.
O piloto da Oman Racing by TF Sport melhorou para 1:54:909 depois, mas não foi suficiente para bater Gidley no primeiro lugar. Sarah Bovy, da Iron Dames, fez uma melhoria tardia a bordo da Ferrari #83 para ficar em terceiro. À frente da dupla Proton Competition Christian Ried e Michael Fassbender.
Andrew Haryanto foi sexto na Absolute Racing, à frente de Giacomo Petrobelli da JMW Motorsport e Christian Hook na segunda Ferrari da Rinaldi Racing.
Finalizando, Takeshi Kimura ficou em nono na Ferrari #74 da Kessel Racing. Com Duncan Cameron completando os dez primeiros com o carro da Spirit of Race.