Sucesso da ELMS em Silverstone impulsiona retorno ao WEC em 2027
O expressivo retorno da European Le Mans Series (ELMS) a Silverstone reacendeu as esperanças do icônico circuito britânico de voltar ao calendário do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) em 2027. A possibilidade foi destacada pelo CEO da série, Frédéric Lequien, após o êxito do evento realizado no mês passado. Isso de acordo com informações do site Sports365.com
Silverstone volta a brilhar no endurance
As 4 Horas de Silverstone, disputadas pela ELMS, marcaram a primeira corrida organizada por uma série ligada à ACO no circuito desde a pandemia da COVID-19.
Nesse sentido, o retorno valeu a pena: segundo os organizadores, mais de 110 mil pessoas acompanharam o evento, um número que reforçou a importância do Reino Unido no cenário do endurance mundial.
“O que o evento da ELMS provou é que o apetite por corridas de carros esportivos é enorme no Reino Unido”, declarou Lequien ao Sportscar365 durante a etapa do WEC em Fuji. “É mais um sinal positivo para pensar em um retorno ao WEC. Estamos trabalhando nisso. Nada aconteceu, mas seria estúpido não considerar correr novamente em Silverstone.”
WEC avalia expansão do calendário
Aliás, o WEC opera atualmente com oito etapas, após a inclusão dos 1.812 km do Catar em 2024. Para 2027, a categoria considera ampliar o calendário para nove corridas, abrindo espaço para o possível retorno de Silverstone.
Ausente do WEC desde a temporada 2019/20 (interrompida pela pandemia), Silverstone é vista como a principal candidata a integrar o novo calendário. Lequien, no entanto, ele evita revelar em que parte do ano a prova ocorrerá: “Veremos”, afirmou.
Possível encaixe no calendário
A expectativa é que Silverstone esteja no bloco europeu de corridas que antecede as 24 Horas de Le Mans. Nesse cenário, etapas em Ímola e Spa-Francorchamps poderão ter uma antecipação para abrir espaço a uma corrida em meados de maio no Reino Unido.
Uma data posterior a Le Mans é improvável, já que o circuito terá eventos de grande porte no verão europeu, como o Grande Prêmio da Grã-Bretanha de Fórmula 1, em julho, e o Silverstone Classic, em agosto.
Além disso, Silverstone fez parte do calendário inaugural do WEC em 2012 e foi palco da abertura da temporada entre 2013 e 2017. Tradicionalmente em abril. Nas temporadas de 2018/19 e 2019/20, a prova ocorreu no verão europeu.
Continuidade na ELMS
Por fim, apesar da indefinição no WEC, está confirmado que Silverstone seguirá no calendário da ELMS em 2026. Com um cronograma praticamente inalterado para a série continental.
