Stephane Ratel aposta no sucesso da classe Hypercar na Asian Le Mans Series

Stephane Ratel, fundador do SRO Motorsports Group, afirmou nesta quinta-feira, 28, que está confiante de que a futura classe Hypercar da Asian Le Mans Series será um sucesso. O dirigente destacou que a inclusão da categoria, prevista para a temporada 2026-27, deve trazer mais visibilidade ao campeonato, embora a decisão sobre um possível convite automático às 24 Horas de Le Mans para o campeão da classe ainda dependa da ACO (Automobile Club de l’Ouest).
A nova divisão Hypercar será voltada a equipes privadas, com a obrigatoriedade de contar com pelo menos um piloto de classificação Bronze em cada carro, conforme revelou Pierre Fillon, presidente da ACO. Ratel acredita que esse formato é a única forma de viabilizar a presença dos protótipos mais modernos no grid asiático.
“Acho que funciona. É a chave para trazer os carros. Hoje os fabricantes não estão expandindo seus orçamentos e atravessam dificuldades financeiras. A única maneira de termos Hypercars é com pilotos privados”, afirmou Ratel.
Meta de até oito carros no grid
Enquanto Fillon projeta duas ou três inscrições já no campeonato de estreia, Ratel se mostra mais ousado e prevê até seis ou oito carros. Segundo ele, esse número daria uma nova dimensão ao campeonato e permitiria construir eventos ainda mais atrativos.
“Teremos alguns clientes europeus que hoje estão no LMP2 e podem migrar para os Hypercars. Mas precisamos também do interesse de grandes equipes asiáticas. É um processo, mas muito empolgante”, ressaltou.
Crescimento da SRO de Stephane Ratel no mercado asiático
A SRO, co-promotora da Asian Le Mans Series desde 2023, tem fortalecido sua presença no continente com grids cheios no GT World Challenge Asia powered by AWS, além do lançamento da Japan Cup e da SRO GT Cup na China.
“O GT World Challenge Asia está lotado, a Japan Cup está muito forte e o início da SRO GT Cup China foi excelente. Quem imaginaria que um promotor europeu teria mais de 20 carros no Japão?”, questionou Ratel.
Ele destacou ainda que o mercado asiático oferece mais espaço para expansão em comparação com os Estados Unidos:
“Na Ásia temos um mundo de oportunidades. É um continente com quatro bilhões de pessoas e ainda estamos apenas no começo. O Asian Le Mans, no auge, será a categoria mais exclusiva que podemos promover.”
Convite para Le Mans em discussão
Um dos pontos em aberto é se o campeão da nova classe Hypercar receberá um convite automático para as 24 Horas de Le Mans, como já acontece com os campeões da LMP2 e da GT. Ratel evitou cravar uma posição, mas deixou clara sua expectativa:
“Normalmente, se você vence uma classe, ganha o convite, com exceção da LMP3. Eu acredito que o vencedor do Hypercar deveria ter esse direito. Mas essa é uma decisão que cabe ao ACO.”