Status das equipes para o WEC 2015–Classes LMP1 e LMP2
A temporada 2014 do WEC ainda não acabou, mas a de 2015 está a todo vapor. Abaixo um levantamento feito pelo site Sportcar365.com de como as equipes estão se preparando para o próximo ano.
LMP1:
Audi Sport Team Joest – Apesar dos rumores de uma possível transferência para a F1 em 2016, a Audi já confirmou o retorno para o próximo ano com seus Audi R18 e-tron Quattro. A equipe deve continuar a usar 4MJ em seu sistema híbrido, mesmo não confirmando. Como nos demais anos teremos 3 carros em Le Mans, e seus pilotos possivelmente não serão alterados.
Toyota Racing – Os atuais líderes da FIA WEC terão um programa semelhante ao de 2014. Serão dois carros durante toda a temporada e uma possível mudança para a classe 8MJ. Um terceiro carro para Le Mans foi descartado. Os pilotos devem ser definidos nas próximas semanas. Rumores indicam que Stephane Sarrazin ou Nicolas Lapierre devem ir para a nova equipe Nissan.
Porsche Team – Porsche volta com dois 919, totalmente novos. O fabricante alemão deve alinhar três carros para Le Mans. Não se sabe quais pilotos vão competir ou deixar a equipe. Os pilotos Jenson Button e Nico Hulkenberg, são as apostas por parte da imprensa Alemã.
Nissan NISMO – A nova equipe deve estrear os testes de campo do seu novo LMP1 batizado de GT-R NISMO LM ainda este ano. Terão três carros para Le Mans, com pelo menos dois para toda a temporada. Especificações ou condutores de automóveis ainda não foram anunciados, mas acredita-se que a será um motor a gasolina V6 turbo. Olivier Pla, Nick Heidfeld, Stephane Sarrazin, Nicolas Lapierre, Bruno Senna, Jann Mardenborough, Lucas Ordonez, Mark Shulzhitskiy, bem como vários pilotos Nissan Super GT foram sondados.
Rebellion Racing – O esquadrão Anglo-Suíço é esperado com seus dois R-One, embora nenhuma confirmação veio se a equipe continuará a utilizar motores Toyota. Nick Heidfeld poderá ir para a equipe Nissan, a equipe liderada pelo Hayden Bart provavelmente vai estar à procura de pelo menos um novo piloto.
Lotus – Não está claro o que acontecerá com o time ano que vem. Entende-se que há planos para um retorno com pelo menos um CLM P1 / 01 AER, com a possibilidade de um segundo protótipo, embora dado início tardio da equipe para 2014.
OAK / Onroak – Espera um acordo com algum fabricante para dar continuidade ao projeto, já que tem um LMP1 pronto para dar inicio a construção. O anúncio deve ser feito nas próximas semanas.
SARD – O time japonês foi apresentado para competir no próximo, apesar de um acordo com um parceiro em potencial recentemente foi cancelado completamente. Porém sem maiores notícias
Outras Equipas – Pelo menos duas equipes LMP2 avaliaram uma possível transferência para o LMP1, com um cliente Rebellion R-One ser uma das opções. (1-2 carros possível)
LMP2:
SMP Racing – O esquadrão russo vai voltar no próximo ano com novos carros projetados por Paolo Catone, o mesmo que projetou o Peugeot 908. Nicolas Minassian e Maurizio Mediani são chamados para desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento do carro, e, portanto, provável retorno 2015, incluindo o chefe da equipe Sergey Zlobin.
KCMG –Baseada em Hong revelou planos de expansão em uma operação de dois carros, provavelmente com o novo Oreca 05 ao lado de sua existente Oreca 03R. Nenhuma palavra foi dada sobre os pilotos.
G-Drive Racing –Deve voltar com o Ligier JS P2, embora potencialmente com um motor diferente e novo para a categoria. Olivier Pla deve ser substituído por um outro motorista Platinum para participar junto com Roman Rusinov.
Morand Racing – Também planeja competir no WEC no próximo ano, com até dois protótipos da Onroak Automotive. A equipe competiu no ELMS este ano com uma Morgan-Judd, que teve Christian Klien, Pierre Ragues e Gary Hirsch.
Extreme Speed Motorsports – Falta anunciar oficialmente seu programa para, o esquadrão com sede na Flórida poderia estar se preparando para um de dois carros para toda temporada com os seus HPD ARX-04bs novos. Scott Sharp Ed Brown, Ryan Dalziel e Johannes van Overbeek são esperados para retornar.
Strakka Racing – Ainda sem estrear o Strakka-Dome S103 Nissan, o esquadrão britânico planeja competir em toda a temporada de 2015, com o protótipo japonês. Danny Watts, Jonny Kane e Nick Leventis continuam no time. O carro está previsto para estrear no final da temporada deste ano, em Interlagos.
RSR RAcing – O esquadrão liderado pelo Paulo Gentilozzi está perto de confirmar uma entrada de carro com um único Oreca 03 Nissan. Se o programa vingar, Bruno Junqueira poderia muito bem ser parte do lineup.
Delta Motorsport – Após várias falhas este ano quando se juntou a Millennium Racing, Simon Dowson está trabalhando para retornar no próximo ano com os Oreca 03 Nissan.
Brabham – O novo projeto deve retornar no próximo ano. O objetivo da equipe liderada por Brabham David é ter um carro na classe no próximo ano.
Signatech-Alpine – Os dois campeões do ELMS estão planejando uma investida pelo mundo. No entanto, o orçamento vai decidir o destino da equipe francesa, liderada por Philippe Sinault.