SMP Racing vence em Paul Ricard pela GT3 Le Mans Cup
Alexsey Basov e Victor Shaitar venceram a quarta etapa do Michelin GT3 Le Mans Cup, em Paul Ricard na tarde deste sábado (27). A Ferrari #72 não encontrou dificuldades para superar seus adversários na prova que teve 2 horas de duração.
Os russos terminam à frente do Porsche #88 Mentos Racing de Egidio Perfetti e Ben Barker. Em terceiro Euan Hankey e Salih Yoluc no Aston Martin #34 da TF Sport.
A corrida iniciou com uma bela disputa entre o #34 da TF Sport e a Ferrari da SMP Racing. A liderança para o Aston Martin não durou muito. Com um ritmo forte a Ferrari tomou a ponta ainda na primeira volta.
Quem também largou bem foi a Ferrari #7 da Scuderia Italia com Matteo Cressoni ao volante. Fez a primeira curva na terceira posição à frente da McLaren #55 da Hiroshi Hamaguchi e do Porsche de Egídio Perfetti.
Cressoni, chegou a superar Yoluc no Aston Martin, garantindo a segunda posição. Por conta desta ultrapassagem o Aston acabou punido por ter batido na Ferrari. Youlc voltou na oitava posição e começou uma prova de recuperação. Por conta da afobação se envolveu em mais um toque, desta vez com a Lamborghini #66 da Barwell Motorsports que era pilotada por Mark Poole.
A McLaren #55 da FFF Racing novamente abandonou a prova. Problemas de motor já tinham assolado o time que perdeu os treinos livres. Tentaram voltar, mas não conseguiram fazer o carro funcionar direito.
A Ferrari #7 acabou tendo o pneu traseiro esquerdo furado, dando a chance do Porsche da Mentos Racing ficar com a segunda posição. O #88 ainda teve uma boa ajuda do Safety Car que foi obrigado a entrar na pista que os restos do pneu da Ferrari fossem recolhidos.
Com o reinicio da prova, uma nova penalidade para o Aston Martin da TF Racing por conta do toque com o Lamborghini. Voltando na 10º posição, teve que voltar a fazer uma prova de recuperação. Passando da metade da corrida as equipes começaram a trocar seus pilotos. O Porsche #88 foi o primeiro a fazer a troca. Quem assumiu foi Ben Barker.
A vantagem da Ferrari da SMP era tanta que o #72 voltou a prova ainda na liderança. Em segundo se manteve o Porsche e com um belo trabalho o Aston Martin, pilotado por Euan Hankey voltou a ocupar a terceira posição com mais de 20 segundos de diferença para o segundo colocado.
Na luta pelo quarto lugar as Ferrari #8 da Scuderia Villorba Corse com Steve Hiesse, e a #51 da AF Corse com Francesco Castellacci. O piloto do #51 tentou ultrapassar seu oponente, mas acabou provocando um toque. Teve que fazer uma parada não programada nos boxes para troca de pneus e desentortar a carenagem dianteira que ficou amassada pelo acidente. A Ferrari #8 continuou na prova.
Enquanto isso, a Ferrari #72 se mantinha na liderança sendo escoltada pelo Porsche #88. Em terceiro o Aston Martin #34 estava com 10 segundos a menos de diferença nas últimas voltas da prova.
Outro piloto que sofreu punição por toques na pista foi Luigi Lucchini na Ferrari #7. A Ferrari #25 de FF Corse pilotada por Johnny Mowlem também enfrentou um pneu furado. Durante a troca não desligou o motor do carro, o que lhe rendeu uma punição.
Com a prova se aproximando do final, o Audi #75 da Optimum Motorsports com Joe Osborne ao volante superou a Ferrari #8 pilotada por Steeve Hiesse ficando na quarta posição na penúltima volta.
A Ferrari da SMP Racing cruzou na primeira posição, sendo seguida pelo Porsche da Mentos Racing e o Aston Martin da TF Sport que terminou com uma diferença de 8.2 segundos.
Depois de quatro corridas Victor Shaitar e Alexsey Basov estão em 77 pontos, 10 pontos à frente de Euan Hankey e Salih Yoluc. Na briga por equipe TF Sport está na liderança com 67 pontos, 15 à frente da Mentos Racing e SMP Corrida que estão empatadas com 52 pontos.
A próxima rodada será em Spa-Francorchamps, na Bélgica, no dia 24 de Setembro.