Sebastien Loeb Racing surpreende e vence as 4 horas do Estoril, Signatech Alpine garante título
O vencedor das 4 horas de Estoril, última prova da temporada 2014 do European Le Mans Series teve como vencedor não as quatro equipes postulantes ao título e sim a Sebastien Loeb Racing que chegou pela primeira vez em primeiro lugar.
Vincent Capillaire pilotando o #24 chegou a 35,399 segundos em cima do Morgan #43 da NewBlood Racing que na última parte da prova foi pilotado por Christian Klien. O feito da Sebastien Loeb Racing mostra o alto grau de competitividade do certame que teve 5 vencedores diferentes nas 5 etapas disputadas.
Em terceiro O Zytek #38 da JOTA Sport, que completou o pódio com 3 marcas diferentes de protótipos. O título da temporada ficou como era de se esperar com a Signatech Alpine de Nelson Panciatici, Olivier Webb e Paul-Loup Chatin que terminaram em quinto lugar depois de duas punições durante a prova.
Ferrari da equipe SMP Racing fatura título tanto na classe GTE quanto GTC.
Com o principal competidor enfrentando problemas a primeira posição ficou com o #38 da JOTA Sport, porém Simon Dolan acabou saindo da pista duas vezes, acabando mesmo em terceiro lugar.
Nas classes GT a SMP Racing faturou os dois títulos com suas Ferrari GTE e GT3. Na principal classe a GTE o #72 pilotado por Andrea Bertolini, Viktor Shaitar e Sergey Zlobin chegaram à frente da Ferrari #55 da AF Corse que era candidata ao título, porém durante a corrida foi atingida pela McLaren da ART Grand Prix e perdeu um tempo precioso nos boxes para reparo.
Outro carro que fez bonito foi o Aston Martin #85 da Gulf Racing UK que liderou boa parte da corrida, mas perdeu a liderança na última hora quando Roald Goethe assumiu o volante do carro.
Em seu retorno a série, a equipe VDS Racing fatura a vitória na classe GTC.
Em terceiro a Ferrari #66 da JMW Racing, fechando os três primeiros com modelos do fabricante italiano. Na GTC o BMW da Marc VDS Racing voltou a participar do ELMS e chegou vencendo. Bas Leinders, Markus Palttala e Henry Hassidico conseguiram “sobreviver” ao batalhão de modelos Ferrari presentes na classe.
A VDS Racing chegou com uma volta de vantagem para a Ferrari #60 da Formula Racing. O terceiro e quarto lugar foram ocupados pelos carros da SMP Racing.